“Urgências dos hospitais em risco”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-06-2017

O Ministério da Saúde pretende cortar, de forma irresponsável, mais de 22 milhões de euros numa área já muito sacrificada na saúde: a Urgência. A denúncia é da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos que aponta para as consequências “extremamente graves” nos serviços de Urgência face à entrada em vigor do diploma de execução orçamental que determina o corte de 35 por cento nos gastos com a contratação de médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

PUBLICIDADE

urgências

“É uma medida desumana que terá um impacto muito negativo numa área já bastante debilitada do SNS. Os recursos humanos nas urgências são atualmente insuficientes e não conseguirão resistir a um corte de mais de 1/3 na prestação do serviço assegurado na esmagadora maioria dos hospitais”, diz Carlos Cortes, expressando a sua preocupação.

PUBLICIDADE

publicidade

“Em 2016 foram alocados 64 milhões de euros em prestação de serviço para garantir o funcionamento das urgências. Cortar mais de 1 terço desta verba irá irremediavelmente prejudicar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde, o que se afigura uma medida profundamente desumana”, critica o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

“Ao cortar nos gastos em prestação de serviço antes de resolver o grave problema dos recursos humanos, o Ministério da Saúde está a demonstrar o princípio aberrante de que não dá garantias nem respeita os utentes do Serviço Nacional de Saúde”, assume Carlos Cortes. “Esta é das piores e mais graves medidas que foram tomadas no SNS. Não se pode colocar em risco a vida das pessoas num serviço de Urgência por falta de médicos. Não podemos permitir essa desumanidade”, conclui.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE