Urgência dos Covões recebe nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-11-2017

 

PUBLICIDADE

Foi entregue no passado dia 22 de novembro, em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) que ficará sedeada e integrada na Urgência do polo Hospital Geral (Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). O CHUC fez-se representar porAndrea Costa, directora da Urgência do polo Hospital Geral.

inem

PUBLICIDADE

A entrega da VMER ocorreu na sequência da assinatura, no passado mês de junho de 2017, de um protocolo de gestão e operação conjunta da viatura VMER, assinado entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o CHUC, e homologado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, em outubro de 2017.

Este protocolo insere-se no âmbito do processo que veio definir um novo modelo de aquisição e gestão da frota VMER para responder de forma mais célere à necessidade de aquisição e renovação destes veículos, permitindo melhorar a equidade de acesso aos cuidados tanto no domínio da emergência pré-hospitalar, como de transporte inter-hospitalar de doentes críticos.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com este novo modelo, são as Unidades de Saúde que efectuam a aquisição das viaturas. O INEM subsidia a compra e coordena toda a actividade de gestão e operação conjunta da VMER, cabendo aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assegurar a tramitação dos procedimentos de aquisição, centralizando o processo em nome dos hospitais. A propriedade das VMER passa assim a ser dos hospitais a quem compete assegurar a sua total manutenção e operacionalidade.

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. As VMER atuam na dependência directa dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e têm base hospitalar.

Esta VMER vem substituir um equipamento antigo, já existente. Insere-se no desígnio do actual Conselho de Administração do CHUC dirigido para a valorização do Hospital Geral (Covões) e de renovação de equipamentos.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE