Região

“UrbCondeixa” gratuito por 15 dias após mudança de operadora

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 05-01-2023

 O serviço público de transporte urbano do município de Condeixa-a-Nova é gratuito até dia 16 para que os utentes possam adaptar-se ao novo operador, anunciou a autarquia.

PUBLICIDADE

“O serviço de transporte rodoviário ‘UrbCondeixa’ passou a ser operado, neste início de 2023, por um novo operador e estas duas primeiras semanas de utilização serão grátis para facilitar a vida dos utilizadores no processo de adaptação”, afirmou, em comunicado, a Câmara Municipal.

São mantidos os horários, rotas e tarifários que estavam em vigor, em 2022, sendo o serviço agora assegurado por uma empresa do grupo Transdev, que venceu o último concurso público para concessão da rede urbana de transportes no concelho de Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra, e que começou a operar no início deste ano.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não há quaisquer alterações ao atual funcionamento daquele serviço, até para evitar quaisquer constrangimentos com o regresso dos alunos à escola. Este novo contrato estará em vigor até que haja condições para as comunidades intermunicipais (CIM) operacionalizarem a concessão integral deste tipo de serviço, como está previsto”, informou o presidente da Câmara, Nuno Moita.

Citado na nota, Nuno Moita explicou que, “enquanto isso não acontece, a autarquia continuará a apostar no UrbCondeixa, que começou em 2014, e que se tornou imprescindível, sobretudo para a população estudantil do concelho, que privilegia este meio de transporte”.

PUBLICIDADE

O serviço é efetuado por “um autocarro de maior capacidade, com mais lugares do que o anterior, possuindo licença para que os passageiros possam viajar de pé”, além de que o motorista “é de Condeixa-a-Nova, sendo um profundo conhecedor do território e dos seus utilizadores”.

“Tivemos o cuidado de aumentar a lotação do autocarro para responder ao aumento da procura. Sobretudo nas horas de ponta, era frequente atingir a lotação máxima. Esperamos que agora possamos responder à procura e até incentivar a utilização do transporte público coletivo, proporcionando aos utilizadores maior conforto”, defendeu Nuno Moita.

Tal como aconteceu há um ano, com o início de uma nova concessão, “está assegurado um período de utilização gratuita de duas semanas, que termina no dia 16, para que os utilizadores possam proceder à mudança de títulos e passes”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE