Coimbra

Universidade de Coimbra promove espetáculo com 73 harpistas nacionais e estrangeiros

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-08-2020

A Universidade de Coimbra (UC) organiza no dia 13 de setembro, no âmbito do programa das comemorações dos seus 730 anos, um espetáculo musical que vai contar com a participação de 73 harpistas nacionais e estrangeiros, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O espetáculo “730 Anos da UC: 73 harpas no Mondego”, com direção artística e musical de Nuno Feist, terá início pelas 19:00 do dia 13 de setembro, um domingo, no Pátio das Escolas da UC.

PUBLICIDADE

“É um evento musical de grande simbolismo, que promete revisitar a história da UC, da poesia e da música portuguesas”, refere a organização em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Segundo a fonte, o concerto, adaptado de uma ideia original de Christiano Bomfim e produzido pela UC, vai contar com a participação de 73 harpistas nacionais e estrangeiros (36 presentes fisicamente e 37 atuando de forma remota, a partir de vários cantos do mundo), da Orquestra da Tuna Académica da UC (um dos mais antigos grupos da Academia), dos guitarristas Bruno Chaveiro (guitarra portuguesa) e Paulo Soares (guitarra de Coimbra), e dos cantores Marta Alves, Valter Mira e Yola Dinis.

PUBLICIDADE

publicidade

A apresentação do espetáculo vai estar a cargo de Júlio Isidro.

“Trata-se de um espetáculo altamente simbólico, aberto à cidade, ao país e ao mundo, que convoca o diálogo ‘ousado’ entre patrimónios materiais e imateriais (o espaço nobre do concerto, o Fado e a Língua Portuguesa), através de uma dinâmica que entrelaça a revisitação da história da instituição e a cultura, permeada pela sensibilidade de artistas que com a UC se relacionaram, de Dom Dinis, Camões e Nemésio, a Torga, Alegre e José Afonso”, refere, citado no comunicado, o vice-reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

O responsável acrescenta que, “sendo o ponto alto das comemorações dos 730 anos, o espetáculo marca ainda a ‘rentrée’ cultural da instituição e a capacidade para adaptar-se a um contexto epocal particularmente complexo”.

“Foi um grande desafio construir um espetáculo desta dimensão, capaz de permitir, em cerca de hora e meia, uma viagem pela história da Universidade de Coimbra, da música e da poesia portuguesa. Estou seguro de que será uma noite memorável, que vai ficar na história da Universidade de Coimbra”, refere o maestro Nuno Feist na mesma nota.

A UC adianta que o espetáculo será realizado no cumprimento das regras de distanciamento social, uso de máscara e demais medidas de prevenção e contenção dos riscos de propagação da covid-19.

“730 Anos da UC: 73 harpas no Mondego” conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e com o mecenato do Santander Universidades, e tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Coimbra, o Turismo Centro de Portugal, a Direção Regional de Cultural do Centro, o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, a Associação Portuguesa de Harpa, a Associação RUAS – Recriar Universidade, Alta e Sofia e a Associação Glissando.

Os bilhetes para o evento, com o preço único de 7,30 euros, vão estar à venda a partir de terça-feira, na Loja da UC, situada no Colégio de Jesus.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE