Universidade

Universidade de Coimbra promove 16.ª semana cultural

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 19-02-2014

A 16.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) apresenta mais de 100 atividades, sob o mote das redes, estendendo-se por dois meses entre 01 de março e 01 de maio, com uma programação multidisciplinar.

PUBLICIDADE

O tema “Redes” foi escolhido para assinalar três efemérides de 2014, explicou Clara Almeida Santos, vice-reitora da UC, comemorando-se assim os 950 anos da chegada a Coimbra de Dom Sesnando, “governador da cidade que fez a ponte entre islâmicos, cristãos e judeus”, os 25 anos da proposta de Tim Berners-Lee para a criação da World Wide Web e os 40 anos do 25 de Abril, pela rede que evoca “a liberdade e a democracia”.

Na “semana mais longa do mundo”, surge a preocupação da UC de “mostrar o que se faz dentro das portas da universidade”, mas também de se envolver com a cidade, sublinhou Clara Almeida Santos à agência Lusa, afirmando que foi promovida “a colaboração e parcerias” na criação dos eventos.

PUBLICIDADE

publicidade

A Semana Cultural arranca com um concerto de abertura, no dia da comemoração dos 724 anos da universidade, 01 de março, protagonizado pela Orquestra Clássica do Centro e pelo maestro David Wyn Lloyd, intitulado “Os Fascínios Climáticos”, com obras de Monteverdi, Donizetti, Verdi e Bernstein.

A vice-reitora da UC salientou também a cerimónia de encerramento, a 01 de maio, em que “um baile de danças do mundo”, criado pela associação PédeXumbo, procura celebrar “a multiculturalidade”.

PUBLICIDADE

A Semana Cultural, que se foca na ciência e na cultura, terá também “uma linha de programação” em torno do 25 de Abril e os dias mundiais do Teatro, da Dança e da Terra terão “um tratamento especial”, disse.

Para a vice-reitora, este “é um evento cultural de referência”, que, no ano passado, “juntou mais de 15 mil pessoas em todas as iniciativas em que foi possível contabilizar os participantes”.

Este ano, há o desafio de conseguir “chegar aos estudantes”, que “não têm motivos para não aparecer”, face à diversidade dos eventos, concluiu Clara Almeida Santos.

As mais de 100 atividades são dinamizadas pela universidade, mas também por diferentes estruturas dentro da instituição e entidades e associações da cidade, contabilizando-se mais de 30 parceiros envolvidos na Semana Cultural.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE