Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Universidade de Coimbra finalista dos Portugal Digital Awards

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-12-2021

A Universidade de Coimbra (UC) está entre as instituições finalistas da 6.ª edição dos Portugal Digital Awards, uma iniciativa conjunta da IDC Portugal e da Axians, que premeia os melhores projetos e práticas de transformação digital de organizações nacionais. A UC é uma das três nomeadas na categoria Best Education Project, com o projeto UC Teacher, uma plataforma académica online que, em ligação com o sistema académico Nonio, disponibiliza salas virtuais por unidade curricular/turma para a realização de aulas síncronas, desmaterializa o lançamento de sumários e a gestão de presenças, bem como apresenta diversas funcionalidades de acompanhamento dos estudantes, através da disponibilização de materiais de apoio, conteúdos gravados, grupos de conversação, salas de vídeo privadas e tradução automática, entre outras.

PUBLICIDADE

Lançada em setembro de 2020, no arranque do ano letivo 2020/21, com versões para docentes (UC Teacher) e para estudantes (UC Student), e adaptada à utilização em computador, tablet ou telemóvel, esta plataforma veio dar resposta à necessidade de digitalização de processos potenciada pela pandemia de Covid-19, potenciando uma maior proximidade entre docentes e estudantes. No período de um ano registou cerca de 40.000 aulas e reuniões virtuais envolvendo 30.000 utilizadores ativos, e gerou 400 TB (Terabyte) de tráfego áudio e vídeo.

A nomeação como finalista, entre mais de 300 candidaturas aos Portugal Digital Awards, numa categoria onde as outras candidatas são a Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a estação televisiva SIC, “constitui uma prova do potencial desta plataforma, que continuará a evoluir de acordo com as sugestões da comunidade académica, bem como do reconhecimento externo que já logrou obter”, afirma o Vice-Reitor da UC, Luís Neves.

PUBLICIDADE

publicidade

Os vencedores da 6ª edição dos Portugal Digital Awards vão ser revelados numa cerimónia a realizar na terça-feira, dia 14, no Casino Estoril.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com