Coimbra

Universidade de Coimbra destaca contributos de António Arnaut para sociedade mais justa e desenvolvida

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-05-2018

 

PUBLICIDADE

O Reitor da Universidade de Coimbra destacou hoje a forma decisiva como António Arnaut, que morreu na segunda-feira aos 82 anos, contribuiu para que Portugal seja uma sociedade mais justa e desenvolvida.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa nota enviada à agência Lusa, João Gabriel Silva sublinha ainda que Portugal estará sempre agradecido ao antigo ministro dos Assuntos Sociais e cofundador do PS.

“António Arnaut, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, foi um homem que assumiu plenamente a sua missão de lutar pela criação, desenvolvimento e consolidação do Serviço Nacional de Saúde. Sendo a saúde, e portanto a vida, o nosso bem primeiro, ele contribuiu assim de forma decisiva para que Portugal seja atualmente uma sociedade mais justa e desenvolvida. Por isso lhe ficaremos para sempre devedores de um profundo agradecimento e respeito”, diz João Gabriel Silva.

PUBLICIDADE

António Arnaut, advogado, nasceu na Cumeeira, Penela, no distrito de Coimbra, em 28 de janeiro de 1936 e estava internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Considerado o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e presidente honorário do PS desde 2016, António Arnaut foi ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano e foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Poeta e escritor, António Arnaut envolveu-se desde jovem na oposição ao Estado Novo e participou na comissão distrital de Coimbra da candidatura presidencial de Humberto Delgado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE