Universidade

Universidade de Coimbra atribui Honoris Causa a José Murilo de Carvalho

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-01-2015

José Murilo de Carvalho, historiador brasileiro, vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC), na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro. A cerimónia tem lugar, na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos), pelas 10:30.

PUBLICIDADE

Sob proposta da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), a atribuição do título reconhece a «contribuição decisiva do historiador para um melhor conhecimento do papel desempenhado pela Universidade de Coimbra na história do Brasil».

Membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências, José Murilo de Carvalho evidencia, na obra “A Construção da ordem – teatro de sombras”, como a formação da elite brasileira na Universidade de Coimbra «foi decisiva para que, na sua diversidade e extensão territorial, o Brasil se mantivesse um só país, em contraste com a fragmentação na zona de língua espanhola», sublinham os docentes da FLUC, Fernando Catroga e Maria Helena da Cruz Coelho.

PUBLICIDADE

O novo Doutor terá como apresentante Carlos Reis e os elogios serão feitos por Fernando Catroga (elogio do Doutorando) e José Augusto Bernardes (elogio do apresentante).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE