Eventos

Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a John Michael Newton

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 28-06-2013

JN

PUBLICIDADE

O cientista John Michael Newton vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC), no próximo dia 3 de julho, numa cerimónia a decorrer na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos), pelas 10H30, sob proposta da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC).

Nascido em Leigh, Inglaterra a 26 de dezembro de 1935, o Professor John Michael Newton licenciou-se em 1958 na School of Pharmacy, University of London e doutorou-se na Universidade de Nottingham, Reino Unido em 1962, sendo sucessivamente Senior Lecturer no Sunderland Technical College, Lecturer in Pharmacy nas Universidades de Manchester e de Nottigham, Professor of Pharmaceutics no Chelsea College, University of London e Profeesor of Pharmaceutics e Head of Department of Pharmaceutics, na The School of Pharmacy, University of London, cargo que exerceu até 2001. Nessa data foi-lhe atribuído a distinção de Emeritus Professor of Pharmaceutics, por esta última Instituição. Também desde essa data é Honorary Professor do Departamento of Mechanical Engineering, University College of London.

PUBLICIDADE

publicidade

A par da atividade pedagógica intensa que desenvolveu, não só como Professor da University College London, mas também nas Faculdades de Farmácia de Copenhaga, Helsinquia, Munique e Upssala, manteve sempre uma ligação estreita ao mundo empresarial, sendo consultor de cerca de 20 empresas, com destaque para as atividades de investigação aplicada desenvolvidas na Astra Hassle AB, Suécia, Capsugel AG, Suíça, Glatt GmbH, Alemanha FMC Corporation, USA, Wyeth Medica, Irlanda, Glaxo SmithKline, Reino Unido e Takeda chemical Industries.

A profunda atividade científica, resultante em mais de 300 artigos científicos, capítulos de livros e catorze patentes, pode também ser provada pelos comités de que é membro (Medicines Comission, WHO), painéis editoriais de revistas científicas (Drug Development Industrial Pharmacy, European Journal of Pharmaceutics and Biopharmaceutics, Powder Technology, entre outros), como editor da secção europeia do International Journal of Pharmaceutics e pelas palestras como orador convidado em mais de 25 países, entre os quais Portugal.

PUBLICIDADE

Foi distinguido com o doutoramento honoris causa pela Universidade de Uppsala (Pharmaceutical Sciences Department), Suécia e Nagai Foundation, Japão, em 1995 e 1997, respetivamente.

Para além dessas profícuas atividades pedagógica e científica e do reconhecimento externo concedido na forma de doutoramento honoris causa pela Universidade de Uppsala, Suécia e Nagai Foundation, Japão, a sua notável prestação na formação pós graduada, contribui claramente para a elevação das Ciências Farmacêuticas. Os mais de setenta doutores que tiveram o privilégio de testemunhar a clarividência da sua orientação científica, espírito crítico e muito em particular as suas notáveis qualidades humanas, estão hoje espalhados pelo Mundo e são a maior prova da sua inegável capacidade. Mencionar o nome do Professor Newton traduz-se sempre num misto de respeito e reconhecimento. É assim do Canadá à Austrália, do Chile à Malásia, de Portugal ao Japão.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE