Vamos

Universidade de Coimbra vai olhar para o Horizonte na semana cultural

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 14-09-2022

A XXV Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) terá como tema o “Horizonte”, completando “um tríptico conceptual” que começou com a “Humanidade” e que teve seguimento com o “Tempo”, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior.

PUBLICIDADE

“Os últimos dois temas foram a ‘Humanidade’, em plena pandemia, e a seguir o ‘Tempo’, porque estávamos a celebrar um conjunto de momentos importantes, como os 150 anos da Reforma Pombalina, o Bicentenário da Independência do Brasil, os 20 de Timor. O ‘Horizonte’ vem na sequência desses, completando uma espécie de ciclo, de tríptico conceptual”, explicou o vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

A XXV Semana Cultural da Universidade de Coimbra terá início em 01 de março de 2023, dia em que se celebra o 733.º aniversário desta instituição de ensino superior, e decorre até ao dia 15 de março.

PUBLICIDADE

Em conferência de imprensa, que decorreu no Observatório Geofísico e Astronómico da UC, Delfim Leão explicou que o primeiro momento da Semana Cultural a UC terá a ver com o facto de se celebrar a primeira década decorrida sobre a inscrição da Universidade de Coimbra: Alta e Sofia na lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

“Vai ser o momento para visitar tudo aquilo que foi feito, mas também será um momento claro de projeção do futuro. Vamos estar numa linha, entre o que motivou a classificação há 10 anos, o que a Universidade e a cidade procurou honrar, com um conjunto de iniciativas de vários níveis, e o que é projetado para o futuro”, referiu.

PUBLICIDADE

publicidade

No seu entender, o tema ‘Horizonte’ convida a uma dupla forma de ponderar o que foi realizado e como projetar o futuro.

“Por um lado, o que foi feito e de que forma nos relacionamos com o património, de que maneira a cultura é um agente promotor ativo de progresso, de dinamismo, projeção da cidade, e também uma forma de projetarmos o futuro. De que forma esse horizonte nos vai convidar a definir novas linhas”, acrescentou.

O vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta informou ainda que as candidaturas para a XXV Semana Cultural da Universidade de Coimbra arrancaram hoje e decorrem até ao dia 14 de outubro.

“O que se pede aos parceiros culturais é que nos surpreendam e façam justiça ao tema, precisamente na forma como alargam o horizonte temático e aquilo que o define”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE