Universidade de Coimbra recebe selo de qualidade

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-11-2017

 

PUBLICIDADE

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acaba de certificar o Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) da Universidade de Coimbra (UC).

Universidade de Coimbra (1)

PUBLICIDADE

publicidade

Este “selo” de qualidade, válido por seis anos, reconhece «a cultura de qualidade da instituição, o seu comprometimento com a melhoria contínua e a sua capacidade de planear, monitorizar, avaliar, ajustar ou corrigir as ações que desenvolve no quadro da sua missão institucional, nomeadamente nos pilares de ensino, investigação e articulação com a comunidade», nota a vice-reitora da UC responsável pela área, Madalena Alarcão.

«Para além do reconhecimento externo de um sistema com um grau de maturidade substancial», a certificação do SIGQ da UC «permite à instituição esperar que, no segundo ciclo de avaliação da oferta formativa, a iniciar no presente ano, se concretize, efetivamente, a simplificação anunciada pela Agência de Avaliação e Acreditação», realça a vice-reitora.

PUBLICIDADE

Em Portugal, a avaliação e acreditação da oferta formativa é obrigatória. Pelo contrário, a certificação dos sistemas de garantia da qualidade é um exercício voluntário mas assumido pela Agência como uma condição prévia, facilitadora, da simplificação dos procedimentos de avaliação e acreditação das instituições e dos ciclos de estudo.

No Espaço Europeu de Ensino Superior, assume-se que “a qualidade e a garantia da qualidade são responsabilidade, em primeiro lugar, das próprias instituições de ensino superior” (A3ES, julho 2011, Manual para o processo de auditoria).

Nesse sentido, a Universidade de Coimbra tem vindo a consolidar o seu sistema de gestão através da definição anual de um plano de qualidade, alinhado com o Plano Estratégico da instituição e com o Plano de Ação dos seus vários setores. É dada uma atenção especial à atualização e melhoria de procedimentos e ao resultado das diversas auditorias internas e outros exercícios de autoavaliação de todas as unidades e serviços, com vista à melhoria contínua.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE