Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Universidade de Coimbra quer contratar 13 doutorandos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 13-01-2017

O Projeto Europeu FOIEGRAS, liderado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) e que investigará a Síndrome do Fígado Gordo não-Alcoólico (SFGNA), vai ser lançado nos próximos dias 16 e 17 de Janeiro, no Museu da Ciência da UC, e tem candidaturas abertas para 13 contratos de trabalho para candidatos a doutoramento.

PUBLICIDADE

unnamed (8)

O lançamento do projeto inclui comunicações e reuniões com o objetivo de coordenar as ações e execução dos parceiros nacionais e internacionais do consórcio FOIEGRAS, que irá investigar e desenvolver ferramentas não-invasivas e rápidas para um diagnóstico mais preciso do SFGNA.

PUBLICIDADE

publicidade

O FOIEGRAS tem em concurso público, até ao dia 28 de Janeiro, 13 contratos de trabalho para candidatos a doutoramento no projeto, direcionado a pessoas com formação nas áreas da bioquímica, biologia, química biológica, ciências biomédicas, farmácia, bioinformática, biologia de sistemas, ciências do desporto, ciências da comunicação, estudos de media, design, animação, banda-desenhada e áreas relacionadas (www.foiegras-etn.cnc.uc.pt).

A SFGNA afeta 6 a 37 por cento da população mundial e poderá ser uma “assassina silenciosa” porque os sintomas evidenciam-se em fases tardias, quando se apresenta incurável, contribuindo para o aumento do risco de diabetes, cirrose hepática e cancro. A doença é atualmente diagnosticada através da biopsia do fígado, um procedimento invasivo, arriscado e caro.

PUBLICIDADE

O projeto FOIEGRAS conta com a participação da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e de instituições académicas, clínicas e empresariais de Itália, Alemanha, Espanha, França, República Checa e Polónia. A investigação é apoiada através do quadro de financiamento do Horizonte 2020 da União Europeia na tipologia “Marie Sklodowska-Curie Innovative Training Network”.

Inserido no lançamento do Projeto, o coordenador do FOIEGRAS, Paulo Oliveira, vai participar no evento “Chá das 3” do Museu da Ciência, no próximo sábado, dia 14 de Janeiro, às 15 horas, onde irá conversar com o público sobre questões relacionadas com o metabolismo e doença do fígado gordo e a sua relação com obesidade e estilos de vida pouco saudáveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com