Coimbra

Universidade americana apoia 10 projetos de investigação com 21 milhões de euros em Portugal

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-04-2020

O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) anunciou hoje que vai apoiar, com um financiamento de 21 milhões de euros, 10 projetos de investigação nas áreas das ciências e engenharia de dados, inteligência artificial, aprendizagem automática, design e engenharia.

PUBLICIDADE

Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO (Fonte: © UC | Marta Costa).

Inicialmente previsto para financiar “três ou quatro projetos”, o concurso, lançado em maio de 2019 pela Agência Nacional de Inovação (ANI), acabou por selecionar, de total de 17 propostas, 10 projetos que receberão o financiamento por um período de três anos.

“Foi uma excelente surpresa ver o número de candidaturas, mas acima de tudo o elevado número de projetos aprovados. Temos algumas das melhores empresas nacionais envolvidas no programa durante os próximos três anos o que nos deixa extremamente empolgados com os resultados que poderemos alcançar através destas parcerias”, refere o codiretor nacional do programa, Rodrigo Rodrigues, num comunicado do CMU divulgado hoje.

PUBLICIDADE

Os projetos, que vão ser liderados por 10 empresas nacionais em parceria com 13 instituições de investigação das Universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa, Minho e do Porto e sete departamentos diferentes da Universidade Carnegie Mellon, dos Estados Unidos, vão responder “a problemas nos setores da saúde, prevenção de fogos florestais, gestão de dados e tradução simultânea”.

Abrangendo as áreas das ciências e engenharia de dados, inteligência artificial e aprendizagem automática, design e engenharia aplicada a problemas sociais, mobilidade e autonomia, os projetos “refletem o compromisso do CMU Portugal em promover a internacionalização de universidades, centros de investigação e empresas portuguesas”, acrescenta Nuno Nunes, também codiretor nacional do programa

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o comunicado, globalmente, estes projetos representam um investimento total de 21 milhões de euros, dos quais 11,4 milhões de euros são financiados pelo programa Compete 2020 e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), seis milhões de euros pela Universidade Carnegie Mellon e 3,5 milhões de euros por empresas portuguesas na área das tecnologias de informação e comunicação.

Este concurso integra um “mais amplo” lançado pelo programa Compete 2020, ANI e FCT no âmbito da iniciativa “Go-Portugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal” e que resultou num total de 25 projetos selecionados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE