Coimbra

Unidade de Oftalmologia de Coimbra reforça corpo clínico e assegura a máxima segurança aos doentes em cenário de pandemia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-06-2020

A UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, instituição de referência internacional em Oftalmologia, reforçou o corpo clínico e implementou um protocolo próprio de resposta à crise pandémica, complementando assim as normas da DGS, no sentido de assegurar os melhores níveis de prevenção, qualidade de serviço, segurança e confiança para os seus doentes.

PUBLICIDADE

De regresso à atividade desde maio, para consultas e cirurgias, a UOC reviu todos os procedimentos e adequou-os às necessidades impostas pela nova realidade.

PUBLICIDADE

publicidade

A redução do número de consultas foi uma das várias medidas determinadas, salvaguardando o distanciamento social e otimizando a segurança na circulação interna. Os métodos de rastreio de Covid-19, que são iniciados à distância, telefonicamente, têm seguimento já nas instalações da UOC. E aí, tal como para os profissionais clínicos e assistentes, também aos doentes são fornecidos equipamentos obrigatórios de proteção individual, que vão além da máscara cirúrgica: bata, touca e proteção de sapatos. Médicos e funcionários utilizam ainda máscaras FFP2, viseira de acrílico e/ou óculos de proteção e luvas. Os equipamentos de proteção são adquiridos, quase na exclusividade, no mercado nacional.

A sala de espera da UOC foi orientada de forma a que os doentes mantenham pelo menos dois metros de distância entre si e todos os objetos que possam ser manuseados por várias pessoas foram retirados. Adicionalmente, cada doente é acompanhado em permanência por um elemento do secretariado, de forma a seguir estritamente a circulação e normas indicadas, minimizando o contacto com outros doentes.

PUBLICIDADE

Durante a consulta, os médicos seguem estritas medidas de segurança, na observação dos doentes e na utilização dos aparelhos, sendo ainda promovidos rigorosos protocolos de higienização para todos os numerosos e sofisticados equipamentos existentes, utilizados durante o período da consulta.

“A qualidade dos tratamentos que prestamos sempre foi a preocupação essencial da Unidade de Oftalmologia de Coimbra”, sublinha o Diretor da UOC, Joaquim Murta. “Esta pandemia trouxe novos desafios na abordagem e acompanhamento dos doentes, mas estamos em condições de assegurar total confiança a todos aqueles que nos procuram, graças à qualidade, ao rigor, à responsabilidade e à segurança com que prestamos os nossos serviços”, acrescenta. 

Ajustando também a sua capacidade de resposta, a UOC reforçou o corpo clínico. Mesmo perante a crise sanitária, a unidade assegura todos os serviços, desde a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de todas as patologias oculares.

A UOC surgiu em Coimbra, em 2013, e desde logo se assumiu como pioneira na aplicação de técnicas e tratamentos inovadores a nível mundial, tornando-se uma referência internacional nas diversas áreas de Oftalmologia e sendo procurada por doentes oriundos de todo o mundo.

Composta por um corpo clínico experiente e altamente especializado, com publicações científicas e intervenções nas principais revistas e congressos da especialidade, a UOC é liderada por Joaquim Murta, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e diretor do serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

O corpo clínico da UOC integra ainda 16 oftalmologistas e dois anestesistas. A equipa é composta por Andreia Rosa, Dalila Coelho, Fausto Carvalheira, Filipa Ponces, Guilherme Castela, Isaura Regadas, Jorge Henriques, João Gil, João Pedro Marques, João Figueira, Maria João Quadrado, Maria Luz Cachulo, Miguel Raimundo, Pedro Fonseca e Rufino Silva, a grande maioria doutorados, em programa de doutoramento na Universidade de Coimbra, responsáveis de inúmeros projetos de investigação nacionais ou internacionais ou em importantes áreas assistenciais.

A UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra funciona de forma autónoma no Hospital da Luz de Coimbra. É constituída por uma equipa multidisciplinar de oftalmologistas de prestígio nacional e internacional, que abrange todas as subespecialidades e dispõe de equipamento e tecnologia avançada para diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico nas diversas áreas de Oftalmologia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE