Saúde

Unidade de Cuidados Paliativos começou a funcionar no Hospital de Alcobaça

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 16-03-2021

A primeira unidade de cuidados paliativos do distrito de Leiria começou a funcionar no Hospital de Alcobaça, prevendo receber cerca de 250 doentes por ano, informou o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

PUBLICIDADE

Tem como “área de influência a correspondente aos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós, Nazaré, Pombal, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Ansião, Alvaiázere, Ourém, e parte dos concelhos de Alcobaça e Soure, servindo uma população de cerca de 400.000 habitantes.

A Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos (UICP) no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira abriu portas na segunda-feira para prestar “acompanhamento dos doentes com necessidades paliativas mais complexas”, anunciou o CHL.

PUBLICIDADE

publicidade

O serviço vai funcionar num espaço físico independente, com uma equipa multidisciplinar a tempo inteiro, cobrindo toda a área de influência do CHL, num total de cerca de 400 mil utentes.

Citado num comunicado, o presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio Carvalho, estima que aquela valência, “há muito ambicionada e necessária”, prevê prestar cuidados especializados a “cerca de 250 doentes por ano”.

PUBLICIDADE

A nova UICP, que ocupa o antigo Serviço de Cirurgia Geral do hospital, conta com 12 camas, distribuídas por 10 quartos, espaços de trabalho para os profissionais, sala de tratamentos, zona de limpos e sujos, refeitório, e sala de convívio e de atividades.

A unidade integra o Serviço de Cuidados Paliativos, que inclui uma equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos, a consulta externa e o hospital de dia.

 A equipa, constituída por profissionais com formação específica, “garante uma prestação de cuidados de saúde de qualidade, promove a dignidade e alivia o sofrimento dos seus doentes, e apoia os seus familiares/cuidadores”, pode ler-se no comunicado.

O projeto teve um investimento de cerca de 680 mil euros, cofinanciado em 156.825 mil euros no âmbito do Programa Portugal 2020.

A unidade contou ainda com uma contribuição da Câmara Municipal de Alcobaça, no valor de 75 mil euros, para aquisição de equipamentos e mobiliário.

De acordo com os planos estratégicos para o desenvolvimento dos cuidados paliativos, as UICP são serviços específicos de cuidados paliativos em unidades hospitalares, que dispõem de espaço físico independente, com médicos e enfermeiros a tempo inteiro, e que se destinam ao acompanhamento dos doentes com necessidades paliativas mais complexas, em situação de descompensação clínica ou emergência social, como seja a exaustão grave do cuidador.

Segundo o seu ‘site’, o CHL engloba os hospitais de Santo André (em Leiria), de Pombal e de Alcobaça.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE