Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

União de Freguesias de Coimbra convida para os festejos dos Santos Populares

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 07-06-2018

A União das Freguesias de Coimbra apresentou um variado programa de festejos  dos Santos Populares que decorrerão em vários locais do seu território.

PUBLICIDADE

A apresentação decorreu hoje, 7 de junho, nas instalações da delegação do centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, que funciona no espaço do Mercado do Calhabé.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão contou com a presença de representantes da Associação Salatinas, Escola Superior de Enfermagem, Clube Desportivo Pedrulhense, Academia de Música de Coimbra e Associação Formiga Rabina, entidades parceiras da iniciativa da freguesia.

Polybio Serra e Silva, líder da delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, começou por lembrar os tempos em que morou perto do Mercado do Calhabé, onde se divertiu muito nas “fogueiras” que se realizavam nestas alturas de santos populares.

PUBLICIDADE

João Francisco Campos, Presidente da União de Freguesias de Coimbra, informou a comunicação social que escolheu o Mercado do Calhabé porque este será um dos locais que vai acolher os eventos festivos da freguesia.

Vamos reviver as fogueiras que aqui eram feitas na minha meninice, contou João Francisco Campos.

No dia 12 de junho, para assinalar o Santo António, há sardinha para os foliões (comprada no mercado) e festa com a colaboração da Academia de Música de Coimbra.

Ainda no Mercado do Calhabé, mas no dia 20 de junho, volta a haver sardinhada e um sarau cultural e um baile popular com o apoio da Associação Salatinas.

Não saindo da freguesia, que é grande, vamos para a Pedrulha, onde nos dias 16 e 23 de junho há arraial no largo da igreja. 

Na Pedrulha podemos contar com a actuação de Grupo de Cavaquinhos de Coimbra.  Há baile como nos bons venhos tempos. Estes momentos contam com o envolvimento do Clube Desportivo Pedrulhense.

No dia 16 de junho, há  outro arraial popular, que será no Largo da Conchada, com o apoio do Bar do Real da Conchada.

Para além do que manda a tradição, pode contar com mais uma sardinhada, uma oferta da União de Freguesias de Coimbra, que tratou do Karaoke para o freguês cantar como na televisão.

O Largo do Romal, na Baixa de Coimbra, há folia no Santo António, São João e São Pedro.

Nos dias 12, 23 e 28 de junho pode dançar como gosta nos bailaricos abrilhantados por Tiago Silva, Giroflé, Doce Mel e Grupo de Cavaquinhos de Coimbra.

As “Fogueiras no Largo do Ramal”, que se torna pequeno para acolher tanta gente,  podem passar, já em 2019, para a Praça do Comércio, um espaço mais amplo, revela João Francisco Campos.

A sardinha e a festa são oferta da União de Freguesias de Coimbra que conta com a sua presença nos eventos que prometem alegrar o Calhabé, Pedrulha, Conchada e Baixa de Coimbra.

O jovem autarca adiantou durante a apresentação dos eventos que pretende dar nova vida ao Mercado do Calhabé, tornando o espaço mais moderno e inclusivo. 

Para que esse desejo seja uma realidade,  promete remodelar o espaço comercial, fazendo uma intervenção que incluirá um piso de calçada à portuguesa, a remodelação dos sanitários e a construção de um palco.

João Francisco Campos referiu ainda que a União de Freguesias irá promover um concurso para que a arte urbana esteja presente no espaço exterior do Mercado do Calhabé.

A União de Freguesias de Coimbra, que agregou as ex-freguesias da Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu, tem 13 971 habitantes registados, mas como sabe, nesta área residem muitos  estudantes que decerto vão aproveitar para descobrir estas tradições coimbrãs.

Veja tudo no vídeo do Directo NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com