Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Uma parte do Choupal reabriu 5 meses depois de Leslie. Mata vai continuar nas mãos do governo!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-03-2019

O Governo escolheu a tarde primaveril do Dia Mundial da Árvore para reabrir uma parte da Mata do Choupal.

PUBLICIDADE

A tarefa coube a Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, que convidou Manuel Machado, Presidente da Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Num clima de grande cumplicidade, o governante e o autarca plantaram uma árvore e passearam pela Mata do Choupal.

Recordamos que em outubro de 2018, logo após a tempestade Leslie, o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural disse  que a  Mata Nacional do Choupal ia “permanecer fechada ao público nas próximas três semanas”. Não cumpriu a promessa. Demorou mais. Muito mais. Abriu 5 meses depois. Mas só uma “parte”. O resto fica para abril. Se a empreitada correr bem!

PUBLICIDADE

A demora não agradou ao autarca local .Em fevereiro de 2019, Manuel Machado chegou a afirmar que “passou demasiado tempo para se cortarem uns ramos”.

“O essencial da operação da limpeza encontra-se praticamente resolvido”, acrescentou Manuel Machado, que acusou o ICNF de estar a interditar o espaço “por critérios monetaristas”.

Sabendo que a Câmara Municipal de Coimbra quer tomar conta do Choupal, Notícias de Coimbra perguntou ao Secretário de Estado se o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) estava disponível para alienar o espaço.

Nós temos disponibilidade de encontrar soluções de gestão com os municípios. Não estou, neste momento,  em condições de dizer que para esta mata do Choupal seja possível, respondeu o governante.

Ficamos a saber que o Choupal vai continuar nas mãos do ICNF. Manuel Machado está satisfeito com esta solução? “Sim, as coisas têm de se fazer progressivamente, responde o líder do município de Coimbra.

Neste espaço verde, com uma área que ronda os 80 hectares, a tempestade Leslie derrubou ou danificou elevado número de árvores, algumas seculares e de grande porte, além de ter causado outros prejuízos materiais.

Veja o vídeo do Directo NDC:

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com