Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

“Uma Capital Europeia da Cultura no Séc. XXI”: Coimbra convida cidades candidatas para debate internacional

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-03-2019

O Grupo de Trabalho Coimbra 2027 convidou as equipas responsáveis pelas candidaturas das cidades de Aveiro, Braga, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Oeiras e Ponta Delgada a juntarem-se ao debate sobre o significado de ser “Uma Capital Europeia da Cultura no Séc. XXI”, que decorre no evento internacional FOR1C, já no próximo sábado, 16 de março, no Convento São Francisco, em Coimbra, entre as 10:00 e as 20:00.

PUBLICIDADE

O FOR1C, com entrada livre, conta com a participação de quinze personalidades nacionais e internacionais que discutirão, numa análise SWOT, os pontos fracos (W) e fortes (S), as oportunidades (O) e as ameaças (T) que se apresentam perante uma cidade que pretende ser capital europeia da cultura no século XXI.

PUBLICIDADE

publicidade

O jornalista Bento Rodrigues terá a seu cargo o resumo das ideias e dos temas debatidos ao longo do dia.

Na sessão de encerramento, o jornalista fará a síntese de um dia de discussões com a participação de Ana Abrunhosa, António Feijó, Artur Santos Silva, Boaventura Sousa Santos, Cátia Antunes, Clara Almeida Santos, Edson Athayde, Elias Torres Feijó, Guilherme Imperial, Hugo de Greef, Isabel Pires de Lima, Jean-François Chougnet, José António Bandeirinha, Ludovic Thilly e Pedro Machado.

PUBLICIDADE

A moderação dos painéis será da responsabilidade de António Pedro Pita, Luis Menezes, Cristina Robalo Cordeiro, Nuno Freitas e Manuel Rocha, membros do Grupo de Trabalho CCEC2027. A sessão de abertura estará a cargo de Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e de Luis de Matos, coordenador do Grupo de Trabalho Coimbra 2027.

“Forum C” será um espaço de reflexão e discussão em torno do que a letra “C” de Coimbra mas também de Cultura, Conhecimento, Ciência, Comunidade, Cidadania, e, naturalmente, de Candidatura a Capital Europeia da Cultura.

O debate visa também a união de esforços, pensamentos e sonhos sob o lema “For One Capital”.

O FOR1C é uma plataforma de todos e em que todos são convidados a participar, na busca de uma Cidade em que a Cultura Europeia se reencontre e reinvente.

Coimbra é uma Cidade Europeia de Cultura pela sua história, pelo prestígio da sua Universidade, pela singularidade do seu património material e imaterial, consagrado em 2013 pela UNESCO, pela importância das movimentações literárias, artísticas e científicas que a tornaram, ao longo do tempo, um foco propagador de criatividade e inovação. O FOR1C celebra esse espírito e visão.

Conduzida pela Câmara Municipal de Coimbra, a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura conta com o apoio formal, aprovado por unanimidade, e participação da CIM-Região de Coimbra.

Para além da própria Assembleia Municipal de Coimbra, a candidatura é ainda apoiada pelo Turismo Centro de Portugal, Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra e Lions Clube de Portugal.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com