Coimbra

Sacerdote da Diocese de Coimbra está a ser investigado por alegado abuso sexual

António Alves | 1 ano atrás em 11-03-2023

A Diocese de Coimbra anunciou este sábado que um sacerdote no ativo está a ser alvo de investigação prévia canónica pela alegada prática do crime de abuso sexual. Numa nota publicada na página da internet, é referido que o padre é um dos sete que consta no relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja por terem alegadamente abusado sexualmente de menores.

PUBLICIDADE

Nessa lista, e ainda de acordo com a nota, constam os nomes de cinco sacerdotes que já faleceram e um padre que “foi sujeito a investigação pelo Ministério Público e também a investigação prévia canónica, tendo nas duas instâncias (a queixa) seguido para arquivamento”.

Sobre o prelado no ativo, a Diocese revela que “foram pedidas informações à Comissão Independente, as quais foram recebidas no dia 9 de março”. “Dessas informações conclui-se que não foi praticada nenhuma forma de abuso sexual de menor. Por esse motivo não lhe foram impostas medidas cautelares, embora esteja em curso a investigação prévia canónica”, frisam.

PUBLICIDADE

Nota da Diocese de Coimbra na íntegra

A Diocese de Coimbra informa que, no dia 3 de março, recebeu da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal, uma lista com sete nomes de sacerdotes, alegadamente abusadores de menores.

PUBLICIDADE

publicidade

Nessa lista constam os nomes de:

– Cinco sacerdotes falecidos.

– Um sacerdote que foi sujeito a investigação pelo Ministério Público e também a investigação prévia canónica, tendo nas duas instâncias seguido para arquivamento.

– Um sacerdote no ativo, relativamente ao qual foram pedidas informações à Comissão Independente, as quais foram recebidas no dia 9 de março. Dessas informações conclui-se que não foi praticada nenhuma forma de abuso sexual de menor. Por esse motivo não lhe foram impostas medidas cautelares, embora esteja em curso a investigação prévia canónica.

A Diocese de Coimbra renova o seu pedido de perdão às vítimas e manifesta total disponibilidade para as acolher, acompanhar e ajudar a reparar os danos que lhes foram causados por membros da Igreja.

A Comissão Diocesana para a Prevenção de Abusos Sexuais de Menores e Adultos Vulneráveis continua disponível para acolher eventuais denúncias, pelo endereço: prevencaodeabusos@diocesedecoimbra.pt ou pelo número de telefone: 962 968 415.

A referida Comissão Diocesana está já a trabalhar para iniciar o processo de formação dos sacerdotes e agentes pastorais ou outros colaboradores das instituições tuteladas pela Igreja, no sentido da prevenção, almejando, desta forma, que a Igreja seja um lugar de paz e onde qualquer um possa encontrar um porto de abrigo seguro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE