Cidade

Um Natal com estudantes a sensibilizar estudantes para a prevenção do cancro

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 10-12-2015
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC), vai promover, através do projeto des.LIGA, ações de sensibilização para a prevenção do cancro nos três polos da Universidade de Coimbra e, pela primeira vez, na Faculdade de Ciências do Desporto, no dia 14 de dezembro, e na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, no dia 15 de dezembro. Serão estudantes a sensibilizar estudantes a adotarem comportamentos de saúde e atuarem ao nível da prevenção primária do cancro.
Através destas ações de sensibilização, pretende-se alertar os estudantes para os perigos do cancro, enquanto grave problema de saúde pública, com proporções cada vez maiores, cuja melhor forma de prevenção é a adoção de estilos de vida saudáveis. Fomentar a consciencialização e a prevenção do cancro na população jovem será o foco do projeto des.LIGA neste Natal.

A campanha de sensibilização que vai ser feita nos dias 14 e 15 de dezembro, promovida pelos próprios estudantes voluntários do des.LIGA, inclui a distribuição de um conjunto de informações reunidas num kit “saudável”, composto por uma carta escrita pelo Pai Natal a apelar a estilos de vida saudáveis na prevenção do cancro, folhetos de sensibilização e material de merchandising e, ainda, com o lema “des.LIGA – te dos excessos”, recomendações para a preparação de pratos natalícios de forma mais saudável.

É sempre oportuno recordar que aproximadamente 1/3 de todas as mortes por cancro estão relacionadas com a dieta e atividade física; o excesso de peso, obesidade e a inatividade física, conjuntamente, são responsáveis por cerca de 159 mil mortes por cancro colo-retal todos os anos e por cerca de 88 mil mortes por cancro da mama.
O projeto des.LIGA criado em 2011 no âmbito da Unidade de Formação e Educação para a Saúde do NRC.LPCC  é uma iniciativa de prevenção do cancro e promoção da Educação para a Saúde, desenvolvida através da criação de departamentos de educação para a saúde e prevenção do cancro no Ensino Superior em diversas entidades académicas e/ou instituições de Ensino Superior da Região Centro do país.
Os seus principais objetivos passam por promover a adoção de comportamentos de saúde; atuar ao nível da prevenção primária e secundária do cancro e potenciar a formação em oncologia junto da comunidade estudantil. Às campanhas de sensibilização que têm promovido em datas especiais como o Dia dos Namorados e o Natal, juntam-se ações específicas como a prevenção para o cancro da pele e do colo do útero. Também têm sido presença assídua nas festas estudantis da Latada e Queima das Fitas com stands informativos e a dinamização do peddy-paper “des.LIGA o MITO”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE