Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Um Dia Saudável no Parque Verde do Mondego

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 28-06-2013

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) pretende desenvolver em Coimbra, no próximo dia 29 de Junho, a iniciativa Liga pela Vida: Um Dia Saudável no Parque Verde do Mondego, que envolverá a realização de conjunto de atividades de promoção de hábitos de vida saudável, com especial ênfase na Alimentação Saudável (Agricultura Biológica e substituição do Sal por Ervas Aromáticas) e na Prática de Exercício Físico.

PUBLICIDADE

O desenvolvimento de vários dos tipos mais comuns de cancro resulta da interação entre fatores endógenos e ambientais, entre os quais assume especial importância a alimentação/nutrição e a atividade física. Os fatores alimentares estão relacionados com cerca de 30% dos cancros nos países ocidentais, e cerca de 20% nos países em vias de desenvolvimento. Um dos melhores métodos preventivos para o cancro é a prática de uma alimentação saudável, isto é, variada e equilibrada (que inclua todo o tipo de nutrientes nas quantidades certas).

Atualmente não existe qualquer dúvida de que o excesso de gordura corporal, consumir muitas calorias e a falta de exercício físico estão associados a um risco aumentado de desenvolver muitos tipos de cancro, incluindo o cancro do esófago, colo-rectal, mama, útero e rim. Aproximadamente 1/3 de todas as mortes por cancro estão relacionadas com a dieta e atividade física. Por exemplo, o excesso de peso, obesidade e a inatividade física, conjuntamente, são responsáveis por cerca de 159 mil mortes por cancro colo-retal todos os anos e por cerca de 88 mil mortes por cancro da mama.

PUBLICIDADE

publicidade

Os estudos têm evidenciado, a este respeito, que 26% das mortes por cancro colo-retal e 19% das mortes por cancro da mama são atribuídas a um aumento excessivo de peso e à inatividade física. Para diminuir o risco de cancro é importante reduzir a quantidade total de gordura alimentar, aumentar o consumo de frutas, vegetais e cereais pouco polidos, reduzir o consumo de sal, de alimentos fumados, de açúcar refinado bem como de bebidas alcoólicas. Ser fisicamente ativo pode também ajudar a reduzir o risco de cancro, ao ajudar a controlar o peso. Este aspeto é importante na medida em que ter peso excessivo ou ser obeso conduz normalmente o organismo a produzir e a fazer circular mais estrogénios e insulina, hormonas estas que podem estimular o crescimento do cancro.

Por sua vez, a atividade física pode ajudar também a melhorar os níveis hormonais e o modo como funciona o sistema imunológico. O exercício físico não só é importante para reduzir o risco de desenvolver cancro, como também poderá ter benefícios para as pessoas que se encontram a receber tratamentos para esta doença ou que são sobreviventes.

PUBLICIDADE

Atividades a Desenvolver:

• Exposição e venda de produtos de agricultura biológica e ervas aromáticas;

• Promoção de hábitos alimentares saudáveis (exposição de alimentos confecionados com ervas aromáticas em substituição do sal);

• Promoção ativa do exercício físico (ginástica, remo e/ou natação);

• Ação de prevenção secundaria do cancro cutâneo (consultas por médico dermatologista) e de sensibilização para o rastreio do cancro da mama, útero e colorrectal;

PROGRAMA PROVISÓRIO

08h00 – 09H00 | Abertura do Recinto / Montagem de Expositores

09H00 – 21H00 | Exposição de produtos biológicos e ervas aromáticas

10H00 – 12h00 | Aula de Ginástica (várias modalidades)

10H00 – 13H00 | Ação de promoção de prática de remo

10H00 – Inauguração Consultas de deteção precoce do cancro cutâneo (presença da CMC)

10H00 – 13H00 | Consultas de deteção precoce de lesões cutâneas

15H00 – 18H00 | Consultas de deteção precoce de lesões cutâneas

15H00 – 17H00 | Ação de promoção de prática de remo

18H30 – 19H30 | Flash Mobe (Antigos Orfeonistas de Coimbra e Grupo do Colégio de S. Teotónio)

21H00 – Encerramento

Notas: Poderão ainda decorrer outras atividades, incluindo travessia do rio em canoagem, vela e natação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com