Cidade

Um bom dia para pedir mel à vizinha

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 26-05-2014

 Coimbra comemora na sexta-feira o Dia dos Vizinhos em 27 locais diferentes, com o objetivo de combater “o individualismo, o isolamento e a indiferença”, afirmou hoje Francisco Queirós, vereador da Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

O evento, que se comemora em Coimbra desde 2005, procura fortalecer “laços de solidariedade” entre vizinhos e dar um “sentido de pertença” a um espaço, seja ele um bairro, uma rua ou um prédio, salientou o vereador da Habitação, Francisco Queirós, prevendo que participem “umas largas centenas de pessoas”.

Francisco Queirós referiu que a organizar as 27 festas estão associações de moradores, grupos de vizinhos informais, juntas de freguesia e repúblicas de estudantes, entre outras entidades, estando previsto que as comemorações comecem ao final da tarde de sexta-feira.

PUBLICIDADE

“Queremos uma cidade humana, onde os cidadãos se sintam bem e onde dê gosto viver”, frisou o vereador da CDU, considerando que, “num momento de crise, é mais importante do que nunca fortalecer as relações de vizinhança”, que “cada vez mais são ténues”.

O orçamento da Câmara de Coimbra para este evento é de “apenas 50 euros” – valor da inscrição de participação -, sendo que cada festa “terá o seu orçamento”, onde se quer que cada um leve “comida e bebida e que partilhe com os vizinhos”, explicou.

PUBLICIDADE

publicidade

Também a animação da festa depende de organização para organização, “mas certamente haverá um ou outro vizinho que leve a sua viola ou que ligue uma aparelhagem”, contou Francisco Queirós.

Apesar de as festas estarem mais presentes “na zona mais central do concelho”, também se irá comemorar o Dia dos Vizinhos em “Taveiro, Eiras ou São Martinho do Bispo”, apontou o vereador, durante a conferência de imprensa de apresentação das comemorações do Dia dos Vizinhos, que se realizou hoje à tarde.

Para Jaime Carvalho da Silva, presidente do Olivais Futebol Clube, uma das entidades participantes, a festa quer-se “o mais informal possível”, sendo um “pretexto de encontro e de convívio”.

“Esta é uma oportunidade para que o bairro se una”, sublinhou José Lemos, presidente da Associação de Moradores do Bairro da Fonte da Talha.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE