Coimbra

Um Beirão com sabor a Bérrio é o vencedor do Mistura Beirão (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-10-2019

Bérrio foi a primeira embarcação a regressar a Lisboa após a descoberta do caminho marítimo para as índias, e é também o nome do cocktail que foi considerado o nº 1 e venceu o maior concurso de barmen do país.

PUBLICIDADE

Luís Fonseca com José Redondo

Numa homenagem ao que se fez e faz de bom em Portugal, Luís Fonseca misturou algumas especiarias trazidas pelos navegadores como cardamomo, gengibre ou curcuma, com um pouco de Licor Beirão e conquistou, não só o paladar, mas também o olfato e a visão do painel de jurados.

A escolha não foi fácil e foram vários os cocktails que, ao longo da tarde, mereceram os melhores elogios, mas o júri deliberou e encontrou o vencedor de mais uma edição do Mistura Beirão, aquele que é já o maior concurso de barmen de Portugal. Luís Fonseca, do Bar do Restaurante Pesca, venceu e convenceu com a sua mistura e foi galardoado com o prémio de Melhor Cocktail, premiado com uma viagem ao Nightclub & Bar Show de Las Vegas, o maior evento do mundo dos bares.

PUBLICIDADE

“Fiquei muito surpreendido. O meu objetivo era ir à final e fazer boa figura, tendo em conta que era a primeira competição em que participava. Também queria conhecer os restantes finalistas, pois já conhecia o seu trabalho, mas nunca tinha estado com eles pessoalmente. A vitória foi a cereja no topo do bolo”, revelou o vencedor do concurso, Luís Fonseca. “A minha inspiração partiu daquilo que representa os valores do Licor Beirão, ou seja, o orgulho nacional. A descoberta do caminho marítimo para a Índia faz parte deste orgulho e, por isso, deixei-me levar por este tema. Agarrei nas especiarias que os navegadores conseguiram recolher e comecei a construir o cocktail.”

“Não podíamos estar mais satisfeitos com a edição deste ano do Mistura Beirão”, refere José Redondo, Sócio-gerente do Licor Beirão. “Tivemos mais de 500 participantes, dos quais conseguimos, com dificuldade, escolher 12, o que mostra a versatilidade das nossas bebidas e confirma que o potencial do Licor Beirão e do Beirão D’Honra é tão grande como a criatividade de quem prepara e consome as bebidas.”   

PUBLICIDADE

publicidade

Na Lousã, ‘casa’ do licor mais famoso de Portugal, os 12 finalistas mostraram a versatilidade do Licor Beirão e Beirão D’Honra, através de um desfile de inovação em forma de cocktails, que valeu ainda o Prémio Viralidade, atribuído a Kevin Louçano, o autor do cocktail Eannes, que conquistou mais votos nas redes sociais e que, por isso, levou para casa um curso de Mixologia com Luca Ciapponi. A este junta-se ainda o Prémio Visibilidade, que deu a Helena Pereira, com o cocktail Essência, o direito a acompanhar o Licor Beirão em todos os eventos de bar fora de Portugal.

A final do Mistura Beirão começou com uma visita à Quinta do Meiral, a mesma de onde saem as garrafas de Licor Beirão e Beirão D’Honra que os portugueses bem conhecem. Mas foi no emblemático Castelo da Lousã que se conheceu o rei do mundo dos cocktails nacionais, com uma festa que animou todos os convidados pela noite dentro.

 Veja tudo o que aconteceu nos vídeos dos diretos NDC:


 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE