Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Última Lição do Professor Domingos Xavier Viegas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 06-10-2020

Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e reconhecido especialista em incêndios florestais, vai proferir a sua “Última Lição” na próxima sexta-feira, 9 de outubro.

PUBLICIDADE

A cerimónia, com início às 15 horas, tem lugar no auditório do edifício central da FCTUC, no polo II da Universidade de Coimbra. 

PUBLICIDADE

publicidade

Domingos Xavier Viegas concluiu a licenciatura em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico em 1972, e doutorou-se em Aerodinâmica, pela Universidade de Coimbra em 1981. Desde 1992, é professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. 

Em 1990, fundou a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), que constitui uma unidade de investigação reconhecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), integrada no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica. No âmbito da ADAI, coordena o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), para a investigação, formação avançada e prestação de serviços nesta área.

PUBLICIDADE

Domingos Xavier Viegas é também membro do Observatório Técnico Independente para os Incêndios Florestais da Assembleia da República. Ao longo da sua vida profissional, recebeu inúmeras distinções nacionais e internacionais. Por exemplo, foi distinguido com o prémio “Batefuegos de Oro”, atribuído pelo Ministério do Ambiente Espanhol em 2004, e com o “Wildland Fire Safety Award”, atribuído em 2017 pela International Association of Wildland Fire, pela sua contribuição, e da sua equipa, para a segurança de bombeiros.

O professor Xavier Viegas apresentará a sua “última lição” enquadrada numa cerimónia mais ampla, com o seguinte programa:

15.00 Diretor da FCTUC,

Professor Doutor Paulo Oliveira

Intervenção de Abertura 
15.15 Professor Doutor Janeiro Borges Orientador da Tese de Doutoramento do Professor Xavier Viegas
15.40 Professor Doutor Manuel Carlos Silva Primeiro aluno de doutoramento do Professor Xavier Viegas
16.05 Outros testemunhos Alguns testemunhos na primeira pessoa
16.45 Professor Doutor Domingos Xavier Viegas Apresentação da “Última lição”
17.30 Magnífico Reitor da UC,

Professor Doutor Amílcar Falcão

Encerramento

Devido às limitações impostas pela Covid-19, a sala onde a cerimónia irá decorrer terá um número máximo de 70 pessoas a assistir, estando a lotação já esgotada. De forma a ultrapassar esta limitação de lugares, a sessão será transmitida em direto através do canal de Youtube do CEIF, em www.youtube.com/user/CEIF2011.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com