Mais turistas no Centro no mês em que o Papa esteve esteve em Fátima

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 14-07-2017

O Centro de Portugal voltou a ser a região de turismo do país que mais cresceu em maio deste ano, confirmando a tendência do mês anterior. O crescimento é notório em todos os indicadores, de acordo com o relatório mensal da atividade turística, publicado hoje pelo INE. A visita do Papa Francisco, por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima, deu um forte impulso aos números e ajudou a colocar a região como líder do aumento da procura pelo país.

PUBLICIDADE

Pope Francis gives his thumb up as he leaves at the end of his weekly general audience in St. Peter's square at the Vatican, Wednesday, Sept. 4, 2013. (AP Photo/Riccardo De Luca)

O destaque maior dos números do INE vai para o aumento das dormidas em hotelaria. Em maio, observaram-se aumentos das dormidas em quase todas as regiões do país, mas foi o Centro a liderar: em relação a maio de 2016, verificaram-se nesta região mais 87 mil dormidas, de 428 mil para 515 mil, o que significa um crescimento de 20,3%. Seguem as regiões dos Açores (mais 20,1%), Alentejo (mais 18,5%) e Norte (mais 9,9%).

PUBLICIDADE

As dormidas de visitantes estrangeiros merecem um destaque especial, uma vez que subiram 32% (para 295 mil) em relação a maio de 2016. Já as dormidas de nacionais progrediram 7,6%, para 220 mil. Números que indicam, sem qualquer dúvida, que o Centro de Portugal é cada vez mais uma opção para os turistas que chegam de fora do país.

Se tivermos em conta os meses entre janeiro e maio, verificamos que as dormidas no Centro aumentaram 15,3% (para 1,8 milhões), em relação ao mesmo período do ano passado. Um grande incremento, para o qual os estrangeiros deram o principal contributo, com mais 28,1% nestes cinco meses. Os residentes, enquanto isso, subiram 6,4%.

PUBLICIDADE

publicidade

Outro número muito relevante é o de total de hóspedes. Em maio, este número cresceu 14,72% no Centro, para 296.388 – quase 300 mil hóspedes pernoitaram nos hotéis da região!

Importa também referir a clara evolução nas receitas provocadas pelo aumento da procura. Todas as regiões do país apresentaram aumentos nos proveitos, mas a maior evidência é no Centro: mais 27,4% nos proveitos totais, para 25,8 milhões de euros, e mais 35,1% nos proveitos de aposento.

A estada média baixou em maio em quase todo o país. O Centro destoou pela positiva, sendo a principal exceção: com uma estada média de 1,74 noites em maio, face a 1,66 noites do mesmo mês do ano passado, aumentou 4,9%.

Finalmente, o Centro destaca-se também no indicador do rendimento médio por quarto disponível, que cresceu 37,6%.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE