Turismo do Centro exige fim dos constrangimentos no Aeroporto de Lisboa

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-08-2017

A Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal, reunida ontem, vê com grande preocupação as notícias recentes sobre os constrangimentos do Aeroporto Humberto Delgado.

PUBLICIDADE

Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro

Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro

O aeroporto de Lisboa, segundo o jornal Expresso, já não consegue dar resposta ao aumento da procura, sendo obrigado a rejeitar solicitações de companhias aéreas, uma vez que os principais horários estão esgotados. São 200 mil visitantes por mês que o país está a perder.

Veja o comunicado do Turismo do Centro liderada por Pedro Machado:

PUBLICIDADE

publicidade

São precisas medidas que minorem os efeitos desta situação. Estas devem assentar em três ordens de ideias:
1.ª – A situação do Humberto Delgado é uma má notícia para Portugal. O turismo tem sido uma das molas impulsionadoras do crescimento económico do país e todas as previsões apontam para que a evolução continue a ser extremamente positiva nos próximos anos. É provável, até, que as previsões para o crescimento do tráfego aéreo em Lisboa tenham de ser revistas em alta para 2018 e 2019. Mas estas perspetivas de crescimento correm o risco de ser postas em causa, devido à incapacidade real do aeroporto. Os 200 mil passageiros que todos os meses a Portela está a perder são potenciais 200 mil turistas que não visitam o território nacional e que não se hospedam nas nossas unidades hoteleiras.
2.ª – Urge encontrar uma solução. A possibilidade “Portela + 1”, no Montijo, nunca estará operacional antes de 2020. Ou seja, aguardam-nos três anos de constrangimentos e milhões de passageiros perdidos. A possibilidade de abrir a base aérea de Monte Real a voos comerciais, há muito defendida pelo Turismo Centro de Portugal e por destacados dirigentes políticos e empresariais do país, é uma solução óbvia e que deverá ser considerada, uma vez que reduzirá a pressão sobre o Humberto Delgado. Basta lembrar que há milhares de passageiros com destino a Fátima que desembarcam em Lisboa e que poderiam optar por Monte Real, a exemplo do que fez o Papa Francisco em maio.
3ª – A possibilidade Monte Real, infelizmente, por não ter sido devidamente considerada há mais tempo, não poderá ser imediata. E é preciso atacar o problema e encontrar uma solução, concreta e exequível, para o curto prazo. Esta passa por aproveitar melhor a capacidade do aeroporto Sá Carneiro, no Porto. O Sá Carneiro tem ainda grande potencial de crescimento. A sua expansão, no entender do Turismo Centro de Portugal, será a solução mais desejável a curto prazo para atenuar o estrangulamento do Humberto Delgado. Depois, a médio e longo prazo, a solução de dois aeroportos principais, um em Lisboa e outro no Porto, é perfeitamente conciliável com a abertura de Monte Real, ou Montijo, ou ambas, à aviação comercial.
Não podemos fechar a porta aos muitos turistas que nos querem visitar e que esbarram com um aeroporto Humberto Delgado esgotado. É preciso uma solução rápida e expedita. Portugal agradece”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE