Região

Turismo do Centro encara período de pós-desconfinamento com “otimismo”

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 10-05-2021

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, disse hoje à agência Lusa que encara com “otimismo” o período de pós-desconfinamento e o verão deste ano para o setor.

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“Vemos com otimismo esta recuperação que estamos a programar. Foi por isso que a Turismo Centro de Portugal já lançou duas campanhas nacionais”, referiu Pedro Machado.

Segundo o responsável, uma das campanhas envolve o cartão Continente e dirige-se aos quatro milhões de consumidores portugueses portadores do cartão “que beneficiam de um desconto de 20% para reservas em hotéis de três estrelas, hotéis de quatro estrelas e de turismo em espaço rural, que podem usufruir até 30 de outubro deste ano”.

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A outra campanha intitula-se “Aqui entre nós” e é, essencialmente, “de foco no mercado nacional, no mercado interno, mas também a ‘piscar o olho’ ao mercado espanhol”, para que Portugal, a partir deste mês e de junho, possa “voltar a ser o destino preferencial dos portugueses e também dos espanhóis”.

“Conseguimos essa janela de oportunidade em 2020, mesmo em situação de pandemia. Acreditamos que neste exercício de [20]21 podemos voltar a ter bons resultados”, vaticina.

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Pedro Machado disse perceber que “há uma ansiedade enorme dos espanhóis, por exemplo, em viajar”, e tem conhecimento de que “muitos dos portugueses querem voltar ao Centro de Portugal neste verão de 2021”.

O responsável lembrou que o verão de 2020 “deu resultados, comparativos com anos como 2019, até superiores”.

“Tivemos aqui janelas de oportunidades nos meses de junho, julho e agosto e mesmo até setembro. Vimos os portugueses a redescobrirem o interior, a preferirem o turismo ativo, o turismo de natureza, além das praias oceânicas, as nossas praias fluviais, as nossas barragens, mas também os nossos trilhos pedestres, as nossas ecopistas, a nossa gastronomia”, relatou.

A região proporcionou ofertas “muito em linha com aquilo que são hoje as duas grandes preocupações dos consumidores”: a perceção de segurança e distanciamento natural.

Questionado sobre se os operadores turísticos da região estão a preparar-se para a retoma do setor, Pedro Machado respondeu que existe “um esforço enorme” dos empresários.

“Nos dados que temos relativamente ao mês de abril de 2021, com o barómetro, nomeadamente da AHRESP [Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal], a restauração, sobretudo o canal Horeca, têm dados muito preocupantes. Estima-se que possa haver entre 17 a 20% de processos de insolvência. E isso é uma preocupação enorme”, alertou.

Dada a situação, disse que a missão atual é contrariar a tendência “daqueles que foram obrigados a estar fechados durante os meses de janeiro, fevereiro, março e abril” e iniciar o processo da retoma.

“Continuamos a dizer ao Governo que é preciso continuar o esforço de apoio à tesouraria destas microempresas porque, se formos, e vamos ser, capazes de voltar a captar estes fluxos turísticos, precisamos das empresas, precisamos dos empregadores, precisamos destes postos de trabalho ativos para poderem responder a essa procura que eu acredito que até à Páscoa de 2022, com o processo de vacinação em curso, como ele está, possamos voltar a ter um novo normal”, rematou.

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