Região

Turismo do Centro destaca condições do setor para empregar refugiados

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 09-03-2022

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, disse hoje que as empresas do setor estão “na linha da frente” para empregar refugiados da guerra na Ucrânia.

PUBLICIDADE

“A atividade turística, na região Centro e em Portugal, estará na linha da frente, sendo também solidária como indústria da paz”, declarou Pedro Machado à agência Lusa.

Realçando que o turismo “é seguramente a indústria mais apta” a receber trabalhadores de outros países, o líder da Entidade Regional de Turismo do Centro disse que ainda “não existe nenhum levantamento feito” quanto ao número de empresas disponíveis para isso na região e à capacidade de cada uma para empregar refugiados ucranianos.

PUBLICIDADE

“O turismo é hoje uma das atividades com maior necessidade de recursos humanos”, referiu, salientando que o setor em Portugal já emprega atualmente indianos, paquistaneses e cidadãos de outros países asiáticos.

A indústria do turismo “é hoje o mais abrangente e democrático dos setores da economia” portuguesa, também porque compreende atividades que “vão do litoral ao interior”, contribuindo para reforçar a coesão territorial, defendeu Pedro Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sua opinião, “é obviamente um dado adquirido” que o turismo reúne “condições para integrar fácil e rapidamente” imigrantes e pessoas que fogem à guerra e procuram segurança e trabalho em Portugal.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE