Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Turbulência: Carácter de quem é ou do que está turbulento. Acção de turbulento. Agitação.

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-03-2017

O processo de escolha dos candidatos às próximas eleições para a Câmara Municipal de Coimbra está a provocar rupturas no movimento Cidadãos por Coimbra.

PUBLICIDADE

FERREIRA DA SILVA

José Augusto Ferreira da Silva, o vereador e coordenador do CPC, publicou uma nota a  manifestar a sua estranheza em relação à realização de um denominado “Encontro de Aderentes”.

PUBLICIDADE

publicidade

Leia o que José Augusto publicou no site do CPC:

Recebi ontem à noite um pedido da Graça Simões para divulgação de um denominado “Encontro de Aderentes” nos termos que se encontra divulgado. Nenhum dos camaradas que subscreve o documento teve a gentileza de me informar previamente do assunto, de debater comigo a sua oportunidade ou sequer a data, hora e local da sua realização.

PUBLICIDADE

Apesar de me parecer que a Ordem de Trabalhos anunciada constitui manifesta usurpação dos poderes próprios da Direção, da Executiva e do Coordenador, entendi solicitar ao camarada Alexandre Carvalho que a divulgasse nos meios próprios do CPC.

O que este camarada, a quem agradeço, fez. E fi-lo para não poder ser acusado de obstaculizar a discussão de um qualquer grupo de aderentes.

Neste contexto, torna-se claro que é vontade desse grupo que o Coordenador não esteja presente no encontro. E eu não estarei. Dito isto, não posso deixar de vos dar conta da minha profunda preocupação com a situação criada, a pretexto da apresentação que fiz de uma proposta – que conhecem – para discussão na Direção e posterior debate num Plenário que propus fosse antecipado para esse efeito.

Não. Ao contrário do que por aí se ouve dizer, eu não apresentei nenhum facto consumado. A leitura com boa fé da minha proposta não deixa, quanto a isso , quaisquer dúvidas. E penso que ao fim destes 4 anos de luta incessante pela democracia e pela transparência na CMC, deveria, ao menos, ser credor da presunção de que agi apenas movido pela minha consciência e pelos princípios que entendo serem os do CPC.

Passada esta turbulência, importa fazer uma séria reflexão sobre o estado atual do CPC e o seu futuro como movimento cívico autónomo e independente de quaisquer tutelas.

Essa reflexão, como está regulado e é prática do nosso Movimento Cívico, caberá ao Plenário fazer. E este está convocado para o próximo dia 25 de março, como foi aprovado no anterior.

Uma nota final para dizer que sou e continuarei a ser o Coordenador do CPC enquanto os órgãos legítimos não me destituírem ou eu me demitir. O que só acontecerá se para tal tiver razões sérias e inultrapassáveis.

E, como é bom de ver, na qualidade de Coordenador, assumirei todas as minhas responsabilidades. Coimbra, 8.03.2017.

O coordenador do CPC José Augusto Ferreira da Silva

Eis a convocatória da discórdia:

Tendo em vista a melhor preparação do próximo Plenário do Cidadãos por Coimbra / CpC, previsto para o dia 25 de Março, convidamo-la/lo para um Encontro de Aderentes a ter lugar na Galeria de Santa Clara, sala de baixo, no próximo domingo, 12 de Março, a partir das 16h30, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Informações
2. Definição dos Critérios e do Método de Escolha dos Cabeças de Lista à Câmara e à Assembleia Municipais
3. Ponto da situação em relação às Freguesias
4. Criação de uma Equipa para preparar a Proposta de Programa

A sua participação é muito importante.

Coimbra 8 de Março de 2017

Graça Simões – José Dias – José Vieira Lourenço

Recordamos que José Augusto Ferreira da Silva, coordenador do Cidadãos Por Coimbra, tinha sugerido que o CPC apoiasse a candidatura de José Manuel Silva, sugestão chumbada pela ala do movimento conotada com o Bloco de Esquerda.

Depois da SIC se ter precipitado, noticiando que o Ex-Bastonário seria o candidato do CPC,  o vereador que não quer liderar a lista do movimento divulgou este comunicado:

Tendo sido noticiado ontem pela SIC, e reproduzido por outros órgãos de CS , que o ex-Bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva seria candidato pelo CPC às próximas eleições autárquicas, cumpre informar o seguinte:

A Direção do CPC não foi responsável por essa informação, nem foi contactada por qualquer órgão de CS para se pronunciar sobre a questão.

Provavelmente nunca se virá a conhecer o autor de tal informação, mas ela teve indiscutível efeito desestabilizador sobre o CPC, dado que muitas pessoas, dentro e fora do Movimento, lhe deram crédito.

É certo que, por iniciativa do coordenador, a reunião de ontem da Direção, alargada aos membros da executiva e aos eleitos, debateu a posição do CPC sobre uma eventual candidatura de José Manuel Silva, no âmbito do alargamento do nosso Movimento.

A aproximação a essa eventual candidatura mereceu a crítica da maioria dos presentes, entendendo-se por consenso que, dada a radicalização de posições, não devia a mesma ser levada a discussão em Plenário antecipado.

O Plenário continua, por isso, marcado para o dia 25-3-2017

SIC, que não citava nenhuma fonte, chegou a dizer que a candidatura de José Manuel Silva “será validada na assembleia geral do movimento marcada para a próxima semana”, que nunca seria na próxima, mas no dia 25.

No momento em que conversaram com Jaime Ramos, José Augusto Ferreira da Silva e José Reis, quem em 2013 lideraram as listas para a Câmara Municipal de Coimbra e Assembleia Municipal de Coimbra, afirmaram que a escolha do CPC estaria para breve.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com