Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Tudo “o que é bom lá da terra” está na Feira das Freguesias de Arganil

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 10-06-2017

A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Côja marcou o ritmo da cerimónia de abertura, no dia 9 de junho, da Feira das Freguesias de Arganil. 

PUBLICIDADE

IMG_2928

A 12ª edição desta Feira das Freguesias, que integra uma Mostra Gastronómica, decorre até ao  11 de junho,  no coração de Arganil, mais concretamente na Praça Simões Dias, Fonte de Amandos e ruas adjacentes.

PUBLICIDADE

publicidade

IMG_3056

Ricardo Alves, que convidou para junto de si diversas forças vivas da vila e da região, deu as boas vindas a todos e agradeceu aos presidentes de junta e associações que sempre acreditaram neste evento.

PUBLICIDADE

O Presidente da Câmara Municipal de Arganil salientou que este é “um momento particular de alegria”, um ponto de encontro dos arganilenses, onde se promove o “melhor da nossa gastronomia” e das freguesias do concelho.

Logo de seguida realizou-se uma animada visita às hospitaleiras tasquinhas das freguesias de Arganil, responsáveis por dar a conhecer e a provar os sabores típicos do valioso património gastronómico local, que acabaram por servir vários “lanches ajantarados” aos convidados da Câmara Municipal de Arganil.

O que se passou na Feira fica na Feira, mas Notícias de Coimbra pode afiançar que a “serradura” fez sucesso e que um dos autarcas até contou a quem quis ouvir que, depois de ter estado na última edição, a mulher lhe disse que tinha chegado “lindo” a casa, o que é bom sinal que por aqui se come bem e bebe melhor.

IMG_3120

À carta de sabores desta mostra de “produtos endógenos dos territórios de baixa densidade” junta-se a boa música tradicional e riqueza etnográfica, com a atuação de 24 grupos concelhios, num acontecimento que é acima de tudo um espaço e tempo de convívio e, simultaneamente, fator de desenvolvimento do potencial económico da região.

IMG_3052

Este certame integra ainda o Concurso Gastronómico Feira das Freguesias 2017, que à semelhança dos anos anteriores, premiará o melhor Prato Principal Tradicional e melhor Sobremesa Tradicional nas categorias de Coletividade e Restaurante, bem como a Melhor Decoração.

O concurso, promovido pelo Município de Arganil, destina-se a todas as Tasquinhas participantes e realizar-se-á no dia 10 de junho, com o objetivo principal de contribuir para a divulgação do património gastronómico e cultural, bem como, para a preservação de iguarias de raiz secular do receituário concelhio.

Perante um júri composto por um representante da AHRESP – Associação da Restauração e Similares de Portugal; da Confraria do Bucho de Arganil; do Instituto do Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil e da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, estarão a concurso as iguarias típicas de cada uma das freguesias participantes, cujos vencedores serão anunciados no dia 11 de junho, pelas 18h00.

IMG_3095

A Câmara Municipal de Arganil convida-o a visitar a Feira das Freguesias 2017 – XII Mostra Gastronómica e a deixar imergir todos os sentidos nesta que é já uma conceituada Feira dos sabores tradicionais da Beira Serra, da música tradicional e folclórica, dos aromas que a Serra emana e do convívio e fraternidade únicos, que só o interior sabe proporcionar.

ARGANIL

PROGRAMA:

Dia 09 de Junho de 2017 – Sexta-Feira

19H00 – Inauguração e Abertura da Feira das Freguesias – XII Mostra Gastronómica  com a participação especial da Fanfarra dos Bombeiros de Côja

20H00 – Rancho Infantil e Juvenil de Côja – Côja-a-Animar – Praça Simões Dias

20H30 –  – Rancho Folclórico “Os Malmequeres da Cerdeira” – Fonte de Amandos

21H30 – Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Côja – Praça Simões Dias

23H00 – Grupo Folclórico da Região de Arganil – Fonte de Amandos

23H30 – Sons e Suadelas  – Fonte de Amandos

01H00 – Fecho

Dia 10 de Junho de 2017 – Sábado

10H00 – Abertura da Feira das Freguesias – XII Mostra Gastronómica

11H30 – Zés Pereiras do Sarzedo

18H00 – Rancho Infantil e Juvenil “ Os Columbinos”- Praça Simões Dias

20H00 – Rancho Folclórico Flores do Casal de São João – Fonte de Amandos

20H30 – Associação Filarmónica Barrilense – Praça Simões Dias

21H00 – Tuna Cantares de Côja – Fonte de Amandos

21H30 – Rancho Folclórico Rosas de Côja – Fonte de Amandos

22H00 – Associação Filarmónica Arganilense – Praça Simões Dias

22H30 – Cherry On Top – Praça Simões Dias

01H00 – Fecho

Dia 11 – de Junho de 2017 – Domingo

10H00 – Abertura da Feira das Freguesias – XII Mostra Gastronómica

12h30 – Bombos de São Nicolau de Pardieiros

15H00 – Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva  – Praça Simões Dias

15H45 – Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo –  Fonte de Amandos

16H30 – Rancho Folclórico Povos da Ribeira de Celavisa – Praça Simões Dias

17H15 – Tuna Popular de Arganil –  Fonte de Amandos

18H00 – Divulgação e entrega dos prémios aos vencedores do “Concurso Gastronómico Feira das Freguesias 2017” – Praça Simões Dias

18H30 – AFADIXIE – Praça Simões Dias

19H00 – Tuna de São Martinho da Cortiça –  Fonte de Amandos

19H30 – Rancho Juvenil da Casa do Povo de Arganil – Praça Simões Dias

21H00 – Sociedade  Filarmónica Flor do Alva – Praça Simões Dias

21H30 – Rancho Folclórico Serra do Ceira – Fonte de Amandos

00H00 – Encerramento do Certame

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com