Região

Tributo a Augusto Simões e Aires Ventura na Lousã

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-10-2021

Dois cidadãos da Lousã, Augusto Simões e Aires Ventura, vão ser homenageados no próximo sábado, 2 de outubro, às 21:00, no auditório da Biblioteca Municipal, no contexto de uma iniciativa pública para celebrar os 111 anos da revolução republicana do 5 de Outubro de 1910.

PUBLICIDADE

Subordinada ao tema “Tributo a dois cidadãos na causa pública”, a iniciativa da Cooperativa Arte-Via, fundada há 22 anos, conta com intervenções de Rui Raposo, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas, e António Marçal, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais e ex-presidente da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho.

A sessão inclui a participação do cantor Ramiro Simões e contributos diversos de outras pessoas e entidades.

PUBLICIDADE

Membros das cooperativas Arte-Via e Trevim, Aires Correia Ventura e Augusto Soares Simões, de 74 e 77 anos, respetivamente, já dedicaram boa parte das suas vidas à causa pública, em áreas como o sindicalismo, a ação política local, a cultura e o associativismo.

O primeiro foi longos anos dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Papel e Gráfica, mas, desde 1979, também integrou a Assembleia Municipal da Lousã, como eleito da UDP e do BE.

PUBLICIDADE

publicidade

Trabalhou praticamente toda a vida numa das mais antigas fábricas de papel da Europa, a atual Prado Cartolinas da Lousã, em laboração contínua há mais de 300 anos.

  Aires Ventura faz parte da atual direção da Cooperativa Trevim, que publica o jornal do mesmo nome, fundado em 1967, além de ter integrado outras coletividades do concelho nas últimas décadas.

Por sua vez, Augusto Simões, fitoterapeuta e poeta autodidata, autor do livro “Águas de Pedra”, fez parte das listas autárquicas da FEPU, em 1976, sendo atualmente membro da Assembleia de Freguesia da Lousã e Vilarinho, pelo BE, cargo para o qual foi reeleito no passado domingo, 26 de setembro.

Enquanto guarda florestal, foi dirigente do Sindicato da Função Pública do Centro, tendo integrado o Grupo de Trabalho dos Guardas Florestais da respetiva federação nacional.

Defensor de longa data da Serra da Lousã, é ainda presidente da assembleia geral da Associação São Lourenço, criada este ano por naturais, descendentes e amigos dos lugares agropastoris Silveira de Baixo, Silveira de Cima, Salgueiro e Pé da Lomba.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE