Coimbra

Três propostas no Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Poiares

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-06-2022

A votação para o Orçamento Participativo de Vila Nova de Poiares vai decorrer de 01 de julho a 31 de agosto, com três propostas no modelo geral e uma dirigida aos jovens.

PUBLICIDADE

A criação de um espaço de capacitação e inclusão digital para idosos e jovens, no valor de cerca de 25 mil euros, a requalificação e criação de um espaço de lazer junto à Capela de Nossa Senhora das Necessidades (25 mil) e a compra de uma viatura para transporte de atletas (15 mil) são as três propostas que irão a votação no Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Poiares, anunciou aquele município do distrito de Coimbra, no seu ‘site’ institucional.

O Orçamento Participativo Geral (OPG) tem um montante máximo de 25 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Já o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) conta apenas com uma única proposta, que prevê a cobertura e requalificação do pátio interior de um pavilhão da Escola Daniel de Matos e a criação de uma sala tecnológica naquele espaço, no valor de 25 mil euros (teto máximo).

Após ter sido aprovado o relatório da comissão de análise das propostas em reunião do executivo, estas serão colocadas a votação a partir de 01 de julho, referiu a autarquia.

PUBLICIDADE

“Todos os cidadãos terão direito a quatro votos, sendo distribuídos da seguinte forma: cada munícipe na faixa etária de 16 a 35 anos pode colocar três votos em propostas do OPJ e um voto em propostas do OPG, e cada munícipe na faixa etária acima dos 35 anos pode apresentar um voto em propostas do OPJ e três votos em propostas do OPG”, explicou a autarquia.

A votação é aberta a todas as pessoas singulares, com idades iguais ou superiores aos 16 anos, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Vila Nova de Poiares.

A votação neste município é apenas em sistema presencial, “dado que as soluções digitais alternativas não oferecem todas as garantias de completa imparcialidade, podendo facilmente comprometer a transparência e rigor do processo”, aclarou a autarquia.

A votação presencial poderá ser feita no edifício dos Paços do Concelho, no Centro Cultural e na sede de cada uma das quatro juntas de freguesia, sendo os resultados finais e a proposta vencedora conhecidos durante o mês de setembro.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE