Vamos

Três artistas e um filósofo no laboratório internacional Linha de Fuga em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 22-03-2022

Os artistas Chrysa Parkinson, Cristian Duarte e Frédéric Gies e o filósofo João Maria André vão coordenar os seminários e as oficinas de intercâmbio de práticas artísticas da edição deste ano do laboratório Linha de Fuga, em Coimbra.

PUBLICIDADE

As candidaturas para participar na terceira edição deste laboratório internacional – que decorrerá entre 16 de setembro e 09 de outubro, dedicada ao tema “As Éticas do Cuidado” -, estão abertas até 22 de abril.

A curadora do Linha de Fuga, Catarina Saraiva, disse à agência Lusa que Chrysa Parkinson, Cristian Duarte, Frédéric Gies e João Maria André “orientarão os ‘workshops’ e os seminários e também estarão no festival”, que se realiza paralelamente ao laboratório.

PUBLICIDADE

“Considerámos que era importante convidarmos artistas que não só trabalham sobre esta questão do cuidado, mas que também, naquilo que é a sua maneira de estar no mundo, têm um cuidado muito grande com tudo o que está à sua volta. Não basta só teorizar que somos cuidadosos, é preciso também praticar o cuidado”, justificou.

Segundo a curadora, serão abordadas “formas muito diferentes de tratar o cuidado”.

PUBLICIDADE

publicidade

Catarina Saraiva explicou que este é um dos temas da investigação do filósofo, enquanto os artistas apresentam “três perspetivas diferentes de pensar o cuidado, com práticas artísticas que depois poderiam até ser passadas para outros setores da sociedade”.

Espaço de experimentação, aprendizagem e partilha de conhecimento coletivo, o laboratório desafia os participantes a olharem para as suas práticas a partir de outras perspetivas.

O artista de dança Thiago Granato, que este ano se junta a Catarina Saraiva na curadoria do festival, considerou que “toda a atenção e cuidado estão no cultivo de um espaço onde os artistas possam reconhecer e situar as suas próprias obras e práticas, num ambiente cada vez mais capaz de sustentar uma cultura crítica e inclusiva em arte”.

Depois de, na última edição, ter sido abordado o tema da democracia, “que foi importante porque, numa época pandémica, houve bastantes limitações à democracia”, a organização do Linha de Fuga começou a pensar que seria importante por o foco em questões vitais para a sua construção.

“Apareceu esta guerra tão perto de nós. Guerras sempre houve muitas, mas, de repente, esta afeta-nos muito diretamente porque está no nosso continente”, afirmou Catarina Saraiva, esclarecendo que o tema desta edição não foi escolhido por causa da guerra, mas sim “por causa de toda a vulnerabilidade” que se sente, seja numa situação de pandemia, seja de guerra.

O laboratório contará com 15 participantes, que serão selecionados entre os candidatos. A convocatória está aberta a profissionais das artes e documentadores, que devem apresentar-se com um trabalho em processo que tenha em consideração o tema em discussão.

“O Linha de Fuga está a criar uma visibilidade a nível nacional e internacional e achamos que vamos ter bastantes candidaturas. Todos os artistas que passaram pelo festival são nossos embaixadores”, frisou a responsável, acrescentando que estiveram cem artistas nas edições anteriores.

Paralelamente ao laboratório, decorrerá o festival, com uma programação de espetáculos, conferências e conversas que será anunciada brevemente.

O Laboratório e Festival Internacional de Criação é uma iniciativa de Linha de Fuga – Associação Cultural e conta com financiamento da Direção-Geral das Artes, em parceria com vários espaços e organizações de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE