Coimbra

Travanca de Lagos quer construir a maior árvore ecológica do mundo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 19-11-2013
49
Travanca de Lagos quer construir a maior árvore ecológica do mundo. O mote é dado pelos jovens da Liga de Iniciativa e Melhoramentos desta localidade do concelho de Oliveira do Hospital, que desafiam a comunidade para a construção de uma árvore de natal ecológica e para a prática ambiental.  
Os jovens garantem que  desejam “preservar a tradição, os saberes e os sabores das nossas origens, mas também não podemos esquecer o futuro. Para tal propomos-nos a este grande desafio, estamos conscientes da responsabilidade. Sozinhos jamais conseguiremos, precisamos da colaboração de todos”.
Estes voluntários recordam que “na época natalícia é muito comum o corte de jovens pinheiros para a realização da habitual árvore de natal doméstica, com esta actividade pretendemos alertar a população para o impacto ambiental que esta prática pode gerar, o impacto é ainda maior este ano uma vez que a floresta da nossa freguesia foi bastante fustigada pelos incêndios do último verão”.
Por isso, pretendem despertar a “prática da reciclagem e reutilização de materiais, para que tal aconteça, a árvore será feita de materiais reutilizados, a base com garrafões de água (apelamos a quem quiser contribuir com garrafões e com mão de obra no dia da construção) e as ornamentações com pacotes de leite, latas de conserva, garrafas, etc”.
Conscientes do défice de união que existe actualmente na freguesia de Travanca de Lagos, querem que esta seja uma festa das famílias e  da comunidade.
A construção da árvore decorrerá na tarde do dia 8 de Dezembro, Domingo.  O convívio começa com uma”torresmanda” na sede da Liga  (inscrição prévia), onde esperam por todas as pessoas que se revejam nesta prática ambiental.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE