Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Transporte Flexível a Pedido entra em vigor na Pamilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-02-2020

Depois de aprovado em reunião de câmara do passado dia 24 de fevereiro, a partir do dia 3 de março, entrará em vigor no concelho de Pampilhosa da Serra o projeto piloto “Transporte Flexível a Pedido”, uma solução que tem vindo a ser desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em articulação com os Municípios que integram o projeto: Pampilhosa da Serra e Góis. 

PUBLICIDADE

O Transporte Flexível a Pedido (SIT FLEXi) é um serviço que garante o aumento da cobertura da rede de transporte público de passageiros em zonas com deficiente ou inexistente resposta a este nível. 

Na prática, e depois de elaborado o levantamento por parte da CIM Região de Coimbra, a rede abrangerá 49 povoações do concelho de Pampilhosa da Serra (ver lista abaixo). O transporte estará disponível todas as terças e quintas e pode ser solicitado até às 15h00 do dia útil anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita. 

PUBLICIDADE

publicidade

No fundo, o SIT FLEXi, à semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, horários e paragens definidos, sendo que as deslocações apenas podem ser efetuadas dentro do concelho. No entanto, este serviço pressupõe que seja o cliente a desencadear a viagem, contactando previamente a central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado, e só vão às paragens que tiverem reservas. As paragens serão assinaladas através de placas colocadas nos respetivos pontos de encontro dos locais abrangidos. 

Se o utilizador pretender deslocar-se para fora do concelho, pode usufruir do SIT FLEXi para ir até à sede de concelho e posteriormente utilizar os meios de transporte ao dispor para deslocação até ao destino final. 

PUBLICIDADE

Em Pampilhosa da Serra, todos os taxistas a operar no concelho aceitaram integrar este projeto-piloto, que decorrerá durante 6 meses. As tarifas do transporte a pedido assemelham-se às tarifas das viagens de autocarro regulares para uma distância semelhante, com preços que variam entre 1,05€ e 4,60€ dependendo da deslocação.

Com este tipo de serviço de transporte, procura-se proporcionar melhor qualidade de vida às populações, garantindo-lhes a possibilidade de se deslocaram à sede de concelho, por exemplo, de forma a colmatarem variados tipos de necessidade, como serviços médicos, farmácia, alimentação, entre outras. 

Recorde-se que a CIM Região de Coimbra tem em curso um projeto para implementação de um Sistema Intermunicipal de Transportes – SIT, que deverá entrar em funcionamento até ao final de 2021. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com