Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Deputados

Transladação de Salgueiro Maia para o Panteão aprovada por diversas figuras

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-01-2014

Manuel Alegre defendeu na terça-feira em Coimbra que a trasladação seria a “homenagem nunca prestada” ao “herói e símbolo do 25 de Abril Salgueiro Maia”. A sua proposta tem sido bem acolhida.

PUBLICIDADE

O presidente da Associação 25 de Abril defendeu hoje a trasladação do corpo de Salgueiro Maia para o panteão nacional, recordando que a associação já tentou lançar essa iniciativa, mas foi travada por inúmeras “dificuldades” e “burocracias”.

“Vejo bem a ideia. Nós já tivemos essa ideia, lançámos a ideia, mas as dificuldades foram tão grandes, as burocracias eram tantas, que nós decidimos não formalizar uma proposta concreta”, afirmou Vasco Lourenço aos jornalistas, à margem de um almoço na associação 25 de Abril, em Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

“Achámos também que não devem ser os militares de Abril a avançar com este tipo de propostas, deve ser a Nação portuguesa que, se considerar que o 25 de Abril deve estar no panteão, deve promover isso”, acrescentou Vasco Lourenço.

O presidente da Associação 25 de Abril considerou que deve ser “o poder” a promover a iniciativa, já que apenas existe, enquanto poder democrático, devido ao 25 de Abril, mas disse não esperar esse gesto do atual Governo.

PUBLICIDADE

“É evidente que no atual poder não espero isso, o atual poder não tem nada a ver com o 25 de Abril, antes pelo contrário, tem feito tudo para procurar destruir o 25 de Abril, portanto, não estarão muito agradados em ser eles a tomar uma iniciativa dessa natureza”, argumentou.

Para Vasco Lourenço, assumir o 25 de Abril é também assumir que um seu representante deve estar no panteão nacional.

Entretanto, o pensador Eduardo Lourenço defendeu hoje que a trasladação de Salgueiro Maia para o panteão nacional pode representar naquele monumento o movimento do 25 de Abril.

“Não tenho nada contra. Se querem representar o 25 a por alguém que teve uma atitude que foi importante para o triunfo desse movimento, porque não? Estará lá melhor do que outros”, afirmou aos jornalistas Eduardo Lourenço.

Eduardo Lourenço falava aos jornalistas no final de um almoço-conferência na associação 25 de Abril, em Lisboa.

Já o líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Filipe Soares, disse hoje que o partido tem “toda a disponibilidade” para debater uma eventual transladação dos restos de mortais de Salgueiro Maia para o Panteão Nacional.

“Da parte do BE há toda a disponibilidade para o debate havendo uma proposta concreta sobre a mesa, o que ainda não existe”, disse aos jornalistas o bloquista em declarações no parlamento.

“É inquestionável o mérito de Salgueiro Maia. A muito lhe devemos a existência de um Portugal democrático e o fim da ditadura. Há no entanto uma discussão que se deve ter com base em propostas concretas”, frisou hoje o líder parlamentar do Bloco.

Pedro Filipe Soares falava depois de o histórico socialista Manuel Alegre ter apelado na terça-feira, em Coimbra, a todos os deputados para que aprovem a trasladação do corpo do capitão de Abril Salgueiro Maia para o Panteão Nacional, no âmbito do 40.º aniversário do 25 de Abril.

O histórico socialista Manuel Alegre apelou na terça-feira, em Coimbra, a todos os deputados para que aprovem a trasladação do corpo do capitão de Abril Salgueiro Maia para o Panteão Nacional, no âmbito do 40.º aniversário do 25 de Abril.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com