Coimbra

Traições no TAGV

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 03-06-2014

Quinta-feira, 5 de junho, às 21h30, o Teatro Académico de Gil Vicente recebe o espetáculo Traições, cujo texto é da autoria do britânico Harold Pinter, Nobel da Literatura em 2005.

PUBLICIDADE

Harold Pinter escreveu “Betrayal” em 1978. A peça conta a história de um triângulo amoroso clássico – há sete anos que Emma trai o marido, Robert, com o melhor amigo deste, Jerry.

Pinter usa uma estrutura dramática pouco habitual – a peça começa pelo fim e termina no início da relação – para explorar temas como a fidelidade, a sinceridade e o engano. As personagens afundam-se na insustentabilidade de uma paixão devoradora, debatendo-se contra a mediocridade do seu dia-a-dia, desejosas de uma existência grandiosa num mundo demasiado pequeno. Com a precisão de quem maneja um bisturi, o autor expõe o orgulho e os desejos, as mentiras e as fraquezas das suas personagens; Pinter consegue glorificar e, simultaneamente, ridicularizar o amor, elevando o prosaísmo das relações humanas a poesia.

PUBLICIDADE

O TAGV informa que Traições marca a estreia da companhia de teatro belga tg STAN em Coimbra, após várias passagens pela capital portuguesa nos últimos anos – desde 1997, data de estreia em Portugal, os tg STAN passaram por diversas estruturas como o Centro Cultural de Belém, o Maria Matos Teatro Municipal e a Culturgest. No ano passado, em entrevista à Time Out Lisboa, garantiram sentir uma ligação especial com o público português, que os percebe “sempre melhor do que os outros”. A companhia nasceu em 1989 pelas mãos de quatro atores formados no Conservatório de Antuérpia.

A peça, falada em Francês, tem legendagem em língua portuguesa. O preço dos bilhetes varia entre os 3,5€ e os 7€. O espetáculo segue, depois, para Guimarães (Centro Cultural Vila Flor, 7 de junho) e Lisboa (Maria Matos Teatro Municipal, 17 e 18 de junho).

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE