A tradição do Entrudo está viva nas Aldeias do Xisto

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-01-2018

A 11 de fevereiro a Aldeia do Xisto de Aigra Nova, em Góis, celebra o Entrudo como sempre se fez: de forma simples mas sempre divertida procurava-se roupa e objetos velhos, algo que ocultasse o rosto e de seguida brincava-se. No Entrudo eram realizadas “corridas” às aldeias vizinhas, onde tudo era permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes dessas aldeias, atormentar as velhas e seduzir as novas!

PUBLICIDADE

Entrudo da Aigra, Aldeias do Xisto

Hoje a tradição mantém-se viva e a brincadeira faz parte integrante do Entrudo nas Aldeias do Xisto. Este ano a “corrida” estende-se através de um percurso por várias aldeias: Aigra Nova, Pena, Cerdeira, Ponte Sótão e regresso a Aigra Nova.

PUBLICIDADE

No final deste percurso haverá um almoço-convívio, bailarico, jogo do pau, e a II edição do “Desfile do Entrudo”, onde os foliões devidamente trajados a rigor vão soltar as mais picantes e espirituosas quadras alusivas a tricas e segredos recolhidos ao longo do ano nas aldeias vizinhas. Segue-se o concurso da melhor máscara de cortiça. Na 12.ª edição da Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis, inclui-se também um workshop de construção de máscaras em cortiça, orientado pelo artesão local José Cerdeira

Programa:

PUBLICIDADE

publicidade

8h30 – Receção dos foliões inscritos na Corrida do Entrudo (Aigra Nova).

9h30 – Corrida do Entrudo.

13h30 – Regresso a Aigra Nova:

– Convívio e folia

– Almoço Convívio “Menu de Entrudo”

15h00 em diante – Início do Bailarico, a cargo do Grupo Etnográfico da Região da Lousã.

– Ateliê de Construção de Mascaras em Cortiça

16h00 – Jogo do Pau:

– II Edição do Desfile de Entrudo

– Concurso da melhor Máscara

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE