Desporto

Tottenham despede antigo treinador da Académica

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 16-12-2013

O treinador português André Villas-Boas deixou hoje o comando técnico do Tottenham Hotspur, sétimo classificado da Liga inglesa de futebol, anunciou hoje o clube londrino no seu sítio oficial na Internet.

PUBLICIDADE

“O clube pode anunciar que chegou a acordo com o treinador principal, André Villas-Boas, para colocar termo aos seus préstimos. A decisão foi tomada por mútuo acordo e no interesse de ambas as partes”, pode ler-se no sítio oficial dos “Spurs”.

O clube aproveita ainda para desejar as maiores felicidades ao treinador português, de 36 anos, que chegou ao Tottenham no início da época 2012/13, depois de ter passado por Académica (2009/10), FC Porto (2010/11) e Chelsea (2011/12).

PUBLICIDADE

Villas-Boas liderava a equipa técnica do Tottenham, desde julho de 2012, tendo levado, na sua primeira época, a formação de White Hart Lane ao quinto lugar do campeonato inglês e aos quartos-de-final da Liga Europa, fase em que foi eliminado pelos suíços do Basileia.

Esta época, com o objetivo assumido de terminar entre os quatro primeiros, o Tottenham ocupa o sétimo lugar da Liga, a oito pontos do líder, o Arsenal, estando ainda qualificado para os 16 avos de final da Liga Europa e para os quartos-de-final da Taça de Inglaterra.

PUBLICIDADE

publicidade

No domingo, os “Spurs” foram goleados na receção ao Liverpool, por 5-0, em jogo da 16.ª jornada da Liga inglesa, praticamente três semanas depois de terem perdido, por 6-0, na visita ao Manchester City, na 12.ª ronda. O seu próximo encontro é na quarta-feira, com o West Ham, dos quartos-de-final da Taça da Liga

Esta é a segunda vez que Villas-Boas sai de um clube a meio da temporada, depois de ter deixado o “vizinho” Chelsea em março de 2012, também devido aos maus resultados, após ter sido protagonista da mais cara transferência de um treinador, com os londrinos a pagarem 15 milhões ao FC Porto pela rescisão.

Villas-Boas estava vinculado até ao final da época 2014/15 com o Tottenham, tendo como adjunto o também português Luís Martins.

A carreira do treinador português iniciou-se no FC Porto, através do então vizinho, o técnico inglês Bobby Robson, em 1994, com apenas 17 anos, transitando para a equipa técnica de José Mourinho, que acompanhou no FC Porto, Chelsea e Inter de Milão.

A 13 de outubro de 2009, Villas-Boas “desprendeu-se” de Mourinho e assumiu a Académica de Coimbra, que conseguiu manter na Liga, fazendo um trabalho suficientemente atrativo para despertar a cobiça de Sporting e FC Porto. Antes, tinha orientado, com 23 anos, as Ilhas Virgens Britânicas, em dois jogos de qualificação para o Mundial, em 2000

Em 2010/11, na sua “cadeira de sonho”, levou o FC Porto à conquista da Liga Europa, da I Liga portuguesa, sem qualquer derrota, da Taça de Portugal e da Supertaça Cândido de Oliveira.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE