Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Terras de Sicó quer criar circuito para comercializar produtos regionais

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-03-2018

 A Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó quer criar um circuito para comercializar os produtos agroalimentares dos seis concelhos que a integram, para incentivar o setor primário e contribuir para o rendimento dos pequenos agricultores, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“O objetivo é facilitar aos produtores com menos capacidade de acesso aos mercados uma oportunidade de negócio em que a associação facilita a ligação e a proximidade entre o produtor e o consumidor final”, informa a Terras de Sicó.

A associação pretende promover um calendário anual de mercados nos seus municípios, criando uma pequena infraestrutura que será responsável pela logística.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da Terras de Sicó, Nuno Moita, disse à Lusa que a “iniciativa implica ter uma estrutura de funcionamento para a criação de mercados nos municípios que fazem parte da Terras de Sicó com produtores de todos eles”, destacando que se trata de uma “forma de incentivar o setor agrícola e seus produtores”.

O projeto, denominado “Cadeias curtas e mercados locais” e que vai ser objeto de candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020), está orçado em cerca de 200 mil euros e pretende ser “complementar aos mercados semanais e não numa perspetiva concorrencial”, garantiu Nuno Moita, também presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

“Cada mercado abre as portas aos produtores dos concelhos vizinhos”, informou o autarca.

Paralelamente a esta candidatura, a Terras de Sicó está a desenvolver outra que passa pela criação de mercados de gado, prevendo-se a criação de um no Rabaçal, concelho de Penela, para servir este município e ainda os de Condeixa-a-Nova e Soure.

O outro ficará localizado em Almoster, no concelho de Alvaiázere, para servir também Ansião.

O mercado de gado de Vila Cã, em Pombal, vai ser enquadrado também na estratégia de promoção dos mercados de Sicó, refere a associação.

“Trata-se de mercados de ovinos e caprinos”, referiu Nuno Moita, salientando que estes são iniciativas para “incentivar a agricultura doméstica e criar rendimento aos pequenos agricultores”.

Esta candidatura, também ao PDR 2020, é na ordem dos 200 mil euros.

O território Terras de Sicó engloba a totalidade da área dos municípios de Alvaiázere, Ansião e Pombal, no distrito de Leiria, e Condeixa-a-Nova, Penela e Soure, no distrito de Coimbra, em torno do maciço da Serra de Sicó, com uma área aproximada de 1.500 quilómetros quadrados, segundo o sítio na Internet da associação.

A associação tem sede em Redinha, concelho de Pombal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com