Vamos

Terras de Sicó: Baloiço da Vinha nasce na Encosta da Criveira

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 04-07-2022

No passado sábado em plena vinha da Encosta da Criveira I, foram apresentadas as mais recentes colheitas desta produtora de vinhos Terras de Sicó e igualmente uma novidade turística.

PUBLICIDADE

Foi apresentado o primeiro Palheto de Sicó certificado, um vinho com origem ancestral e que recupera as origens históricas da sub-região com a parte sul – Distrito de Leiria, e os palhetos que tiveram origem nos monges de Cister nas denominadas Encostas de Aire que fazem fronteira natural com as Terras de Sicó. Este Palheto é feito com as castas Fernão Pires, Baga e Trincadeira.

Além do palheto foi apresentado a colheita 2021 do Branco Encosta da Criveira e por último uma edição especial de um vinho tinto – Lote 60 que é um tributo ao senhor Luís Reis – adegueiro, proprietário e vinhateiro da Encosta da Criveira.

PUBLICIDADE

A apresentação dos vinhos não esqueceu a parte turística, sendo inaugurado o primeiro Baloiço da Vinha que fica na vinha da Encosta da Criveira I (identificada no Google mapas). O Baloiço fica virado para a vila de Penela e pretende ser um ponto de visita obrigatório para todos os que visitam a região.

Por último o enólogo Gonçalo Moura da Costa – presidente da VINISICÓ que apresentou todos os vinhos, destacou a importância da inovação dos produtos, destacando o Palheto como mais um passo na afirmação da região e deixou o desafio que outros produtores possam construir baloiços nas suas vinhas e assim criar de forma natural e espontânea uma rota dos Baloiços da Vinhas de Sicó.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE