Eventos

Termas do Luso recebem Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 03-06-2014

Numa altura em que os balneários termais nacionais estão entre os melhores da Europa, as Termas do Luso vão acolher o VII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, nos próximos dias 5, 6 e 7 de junho, sob o tema “Iter aqua in Europan”, com o objetivo de debater os progressos da hidrologia médica e da atividade termal.

PUBLICIDADE

“Embora pouco divulgada, a Medicina Hidrológica é extremamente eficaz no combate às doenças crónicas, perturbações funcionais e doenças da civilização, como o stress e a ansiedade, sendo uma especialidade reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. Com este congresso, vamos demonstrar que os tratamentos termais contribuem para a diminuição do consumo de fármacos e para o bem-estar geral da população.”, refere Teresa Vieira, Presidente da Associação de Termas de Portugal.

“Problemas de osteoartrite, osteoporose, alergias, problemas respiratórios, peles atópicas, psoríase, entre outras que afetam a população portuguesa podem ser prevenidas e combatidas através do poder da água termal, existindo evidências científicas que comprovam esta realidade”, sublinha Teresa Vieira.

PUBLICIDADE

O VII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica é presidido pelo Dr. Pedro Cantista, Presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, recentemente eleito no Japão Presidente da ISMH – International Society of Medical Hydrology. Entre os oradores vão marca presença especialistas nacionais como Frederico Teixeira, Luís Cardoso de Oliveira, António José dos Santos Silva, Albano Saraiva, Celso Gomes, Sérgio Franco, Paula Padrão, entre outros e vários convidados internacionais: Mufit Zeky Karagulle, da Turquia; Christian François Roques, de França; Francisco Maraver, de Espanha; Marco Vitale vindo de Itália e o polaco Jacek Chojnowski, Thierry Dubois, presidente do CNETh – Thermes et cures thermales en France e o Prof. de Direito Alcestre Santuari, cuja atividade se centra na defesa da circulação de doentes da União Europeia.

A ATP – Associação das Termas de Portugal e o PROVERE Termas Centro  – co-organizam com a SPHM uma conferência no dia 7 de manhã, onde será partilhada a realidade do termalismo na Europa, os principais progressos e desafios do sector, sob o tema “Iter aqua in Europan II”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em debate estará ainda o tema da transposição da diretiva comunitária Europeia nº24/2011 de cuidados de saúde transfronteiriços para Portugal. A Diretiva é fundamental para colocar as Termas de Portugal na rota europeia de saúde e bem-estar, representando uma consequência direta para que os termalistas possam ter um acesso livre aos recursos endógenos que Portugal oferece, além do potencial da Hotelaria Termal para o desenvolvimento do turismo nacional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE