Coimbra

Templo Ecuménico Universalista assinala solstício de inverno e meio-dia solar

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-12-2016

 

PUBLICIDADE

Dia 21 de dezembro, Templo Ecuménico Universalista, em Miranda do Corvo, assinala solstício de inverno e visionamento do meio-dia solar.

Jaime Ramos, criador do Templo

Jaime Ramos, criador do Templo

 

PUBLICIDADE

Jaime Ramos, mentor do espaço da sua Fundação ADFP, afirma que “esta sacralização do Templo pelo Sol, no solstício de inverno, recorda espiritualidades e liturgias com milénios em diversas culturas, dos Andes ao Egipto, da Escócia á Escandinávia. Especulações históricas relacionam a data do nascimento de Jesus com o paganismo da adoração solar no solstício de Inverno”.

O programa inclui um almoço no Museu da Chanfana e uma visita guiada ao recém-inaugurado Templo Ecuménico Universalista em Miranda do Corvo, com visionamento do meio-dia solar pelas 12:35, dentro do Templo.

PUBLICIDADE

publicidade

No Templo, que ainda só esta acessível a visitas de grupos, encontra um espaço circular, possivelmente a forma de reunião das primeiras sessões religiosas e espirituais, vividas pelo Homem.

É um cilindro encimado por uma abóbada de calote esférica que tem no centro, uma estrela de nove pontas, o maior algarismo (usado como símbolo do babismo).

Toda a abóbada em cor azul sugere o céu com pequenas estrelas de onde vem luz. Um rasgo na cobertura permite que, diariamente, o Sol, ao meio-dia solar, crie um ponteiro de luz a iluminar/indicar o centro do Templo. É uma referência aos antigos adoradores do Sol, provavelmente uma das mais primitivas formas de religiosidade.

O Templo faz parte do Trivium constituído pelo Parque Biológico que lembra a Igualdade da Vida, o Ecomuseu Espaço da Mente que exige a Liberdade e o Templo que apela à Fraternidade com a Natureza.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE