Templo Ecuménico Universalista com entrada grátis no Dia Internacional da Tolerância

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-11-2017

No Dia Internacional da Tolerância, assinalado a 16 de novembro, a Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, abrirá com acesso livre o Templo Ecuménico Universalista.

PUBLICIDADE

templo miranda

O Coro da Universidade Sénior actua no Templo Ecuménico Universalista actua nessa data a partir das 14:30.

PUBLICIDADE

publicidade

Segue-se as modalidades inclusivas (Boccia, Jogos tradicionais adaptados, Jogos do Mundo), com Francisco Silva e, a fechar, Ginástica aeróbica com Helena Rafael.

A iniciativa que contará com a participação dos utentes da Formação Profissional / CAO, Centro de Dia e Universidade Sénior, Refugiados e Centro Infantil, é também aberta a toda a comunidade.

PUBLICIDADE

Durante a manhã haverá Yoga no Espaço da Mente do Parque Biológico da Serra da Lousã, sendo a aula ministrada por Norman Lashley.

templo

 

O Dia Internacional da Tolerância é celebrado anualmente a 16 de Novembro. A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.

A celebração do Dia Internacional da Tolerância visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações. É um dia destinado não só aos governos e organizações mas também às comunidades e aos cidadãos, cabendo a todos promover a tolerância no seu espaço e no mundo.

O primeiro Templo Ecuménico e Universalista da Europa situa-se no topo da colina do Parque Biológico da Serra da Lousã e com vistas para os concelhos circundantes de Lousã, Vila Nova de Poiares, Penela e Coimbra.

Templo 2

O edifício configura uma pirâmide de base quadrangular, integrada numa vasta área florestal, e com uma envolvente repleta de símbolos e representações das várias religiões.

Observatório das Religiões é um espaço interpretativo e multimédia, das várias religiões existentes no mundo, com especial enfoque nas 15 mais representativas, onde se inclui o Ateísmo. Cada uma tem um módulo exlicativo dos princípios que as rege e um mapa mundo onde se localiza com mais expressividade.

O Templo integra o conceito filosófico Trivium, a par do Parque Biológico da Serra da Lousã e do Espaço da Mente, e que dá nome a um Clube UNESCO desenvolvido entre a Fundação ADFP e a Comissão Nacional da UNESCO.

 
O Trivium é dedicado à liberdade, igualdade e fraternidade: o Parque Biológico representa o corpo e a igualdade do Homem perante todos os seres vivos; o Espaço da Mente, o desenvolvimento da mente e a liberdade de pensar e o Templo Ecuménico que representa, independentemente da fé de cada um, o espírito e a fraternidade.

 
O projeto Parque Biológico da Serra da Lousã / Templo Universalista, foi escolhido em 2014, para representar Portugal no Prémio Internacional da UNESCO “MADANJEE SINNGH” para a promoção da tolerância e não violência, e atualmente é candidato ao Prémio Internacional do Dubai.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE