Coimbra

Tempestade Leslie: Condeixa-a-Nova exige rapidez nos apoios do Governo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-12-2018

 

PUBLICIDADE

O município de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, queixou-se hoje da falta de resposta do Governo para apoiar a reposição e reparação das infraestruturas e equipamentos destruídas pela tempestade Leslie.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo um comunicado da autarquia, os prejuízos da Câmara verificaram-se em equipamentos públicos e estradas, ascendendo a cerca de 770 mil euros, além dos danos verificados em empresas sediadas na Zona Industrial, com 2,5 milhões de euros de prejuízos, estufas agrícolas e bens pessoais.

No concelho de Condeixa-a-Nova, a tempestade que assolou a região a 13 e 14 de outubro afetou, em particular, as Piscinas Municipais, que vão permanecer encerradas até meados de 2019 para obras de reconstrução.

PUBLICIDADE

O atraso no financiamento estatal para recuperar os prejuízos motivou uma moção do executivo liderado pelo socialista Nuno Moita, aprovada pela Assembleia Municipal, que reclama contra “a falta de resposta urgente e eficaz da parte do Governo”.

“O financiamento para a recuperação dos prejuízos está a ser lento e burocrático”, alerta a moção, lembrando que a Resolução do Conselho de Ministros de 25 de outubro autoriza e determina que se proceda à “Abertura de Candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal para apoio imediato”, sem que isso ainda tenha acontecido.

O documento refere que, “um mês depois da passagem da tempestade Leslie, ainda há marcas significativas no município de Condeixa-a-Nova que tenta voltar à normalidade com fundos próprios, enquanto espera pelo financiamento do Estado”.

O município lamenta ainda que o FEM não apoie os danos nas viaturas municipais, nem o trabalho extraordinário dos operacionais mobilizados para a reposição das condições de segurança.

Também os apoios anunciados para os particulares, através do Programa Porta de Entrada – Programa de Apoio ao Alojamento Urgente, “apenas contemplam soluções para situações em que as pessoas tenham ficado privadas do uso, definitivo ou temporário, da sua habitação permanente”, excluindo todos os casos de danos comprovados, refere a moção.

Com esta tomada de posição, o município de Condeixa pretende “sensibilizar o Governo para o alargamento dos apoios aos Municípios, Juntas de Freguesia, empresas e particulares afetados pela passagem da tempestade Leslie, insuficientes para uma resposta célere à reposição da normalidade”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE