Vamos

Temos boas razões para deixar de adormecer em frente à televisão

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 meses atrás em 16-05-2023

Existem muitas pessoas que não conseguem adormecer sem estarem com a televisão ligada. Não é novidade deitarem-se cansadas no sofá ou na cama e caírem no sono em frente ao televisor. Porém, será que a prática não tem consequências?

PUBLICIDADE

Vanessa Slimani, médica do Centro Interdisciplinar do Sono, e Marc Rey, neurologista, presidente do Instituto Nacional do Sono e Vigilância (INSV) , explica que isto prejudica o sono.

A luz é o inimigo número um, como se lê na Madame Figaro. “O problema da televisão está na luz que ela reflete e que nos perturba”, explica Marc Rey. Mais precisamente, “impede a produção de melatonina”, completa Vanessa Slimani. 

PUBLICIDADE

Deixar a televisão ligada durante o sono também prejudica o descanso: “As mudanças de som, durante os anúncios comerciais. Por exemplo, acordamos quase sempre nos intervalos, o que provoca um sono fragmentado e pouco restaurador”, especifica o neurologista. Aliás, depois pode ser difícil voltar a adormecer.

Sabia que o que está a ver na televisão momentos antes de adormecer pode afetar o seu sono? “Conteúdos como thrillers, filmes ou séries de terror, despertam emoções muito intensas. É também por isso que também não deve ir para a cama com raiva”, acrescenta a médica.

PUBLICIDADE

publicidade

Para quem sofre de insónias, devem evitar estar com ecrãs antes de irem para a cama. “O cérebro deve identificar a cama como um local de sono”, sublinha Vanessa Slimani.

Para preparar o seu cérebro para a hora de dormir, recomenda-se que não utilize nada digital durante uma hora antes de ir para a cama. Marc Rey recorda: “Tem que reduzir a estimulação sensorial para poder adormecer. Ler ou ouvir música são atividades monossensoriais relaxantes, ao contrário dos ecrãs que são multissensoriais e despertam o corpo”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE