Há tradições que resistem ao passar dos anos e continuam a mobilizar famílias inteiras. É exatamente isso que vai acontecer na manhã deste domingo, 31 de maio, quando Eiras volta a vestir-se a rigor para mais uma edição do emblemático Cortejo do Imperador, uma celebração popular que junta fé, história, convívio e muita animação.
PUBLICIDADE
A iniciativa, organizada pelas freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, voltou a encher as ruas de cor e tradição, numa recriação que atravessa gerações e que os habitantes fazem questão de manter viva.
PUBLICIDADE
Entre os protagonistas do dia esteve Bernardo, de 26 anos, que assumiu pelo terceiro ano consecutivo o papel de Imperador. Um desafio que, garante, aceitou sem hesitar.
“Foi uma decisão fácil de tomar, foi um sim imediato. E sendo já a terceira vez, mais fácil foi”, contou ao longo do percurso.
Para o jovem imperador, o momento mais marcante continua a ser a chegada ao Mosteiro de Celas, considerado o ponto alto da romaria.
“A chegada ao Mosteiro de Celas é o grande momento do cortejo”, afirmou.
Mas mais importante do que o simbolismo do cargo é o significado que esta tradição continua a ter para a comunidade.
“É não deixar cair as tradições. É podermos manter vivas estas memórias de ano para ano. Acho que é isso que faz tanta gente vir de Eiras até aos Olivais a pé”, explicou.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE