Coimbra

Teen Talks: jovens pampilhosenses conhecem histórias e rostos do empreendedorismo

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-01-2020

A Escola Sede de Pampilhosa da Serra foi hoje palco das “Teen Talks”, sessões que têm como oradores convidados/as especiais ligados ao mundo da televisão, dança, culinária, desporto e voluntariado, dinamizadas pela CIM Região de Coimbra no âmbito do projeto de empreendedorismo “Imagine.Create.Succeed”. 

PUBLICIDADE

Para uma plateia de jovens pampilhosenses de diferentes níveis de escolaridade, Jorge Silva, reconhecido jornalista desportivo atualmente a trabalhar n’ A Bola TV, começou por falar da sua paixão por futebol e dos fatores que tornam esta modalidade tão especial. Para o jornalista, “no futebol somos todos iguais”. “Dentro de um estádio não há estratos sociais, não há etnias ou religiões”.  

Partindo do exemplo concreto de alguns jogadores de futebol, Jorge Silva abordou o tema do empreendedorismo, fazendo um paralelismo entre os bons e os maus exemplos e as caraterísticas que aproximam ou distanciam os empreendedores do sucesso, respetivamente. “Um bom empreendedor deve investir na sua profissão e na sua formação, em vez de investir em luxos desnecessários”, constatou o jornalista, referindo-se aos jogadores que fazem uma má gestão do seu dinheiro. 

PUBLICIDADE

Também o caso de Cristiano Ronaldo foi abordado por Jorge Silva, desta feita como um exemplo merece ser seguido pelos jovens empreendedores, nas mais distintas áreas. A “persistência”, o “trabalho” e a “obsessão pelo sucesso” são as caraterísticas do superatleta português que foram mais destacadas. 

Por sua vez, Raquel Rebelo, coordenadora da representação Norte da Médicos no Mundo – organização não-governamental de ajuda humanitária – deixou o seu testemunho ao abordar o seu percurso de vida e as dificuldades profissionais que foi encontrando. A técnica salientou “a importância do trabalho e de quem temos ao nosso lado” no percurso profissional como fatores determinantes para o sucesso, frisando ainda que “as instituições, associações e empresas são o resultado das que pessoas que nelas trabalham”. 

PUBLICIDADE

publicidade

O trabalho da Médicos no Mundo, recorde-se, assenta no direito fundamental de todos os seres humanos terem acesso a cuidados de saúde, sendo a saúde pensada num conceito mais alargado que inclui o bem-estar físico, psíquico e social. “Lutamos contra todas as doenças, até mesmo a injustiça”, é o lema da organização internacional que opera em mais de 70 países. 

As “teen talks” foram realizadas no âmbito do projeto Realiza.Te, da CIM Região de Coimbra, e são cofinanciadas pelo Centro 2020 – Programa Operacional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE