Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Teatrão de Coimbra desafia público a refletir sobre a ideia de tempo em “Time”

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 15-03-2023

O Teatrão vai dar o “pontapé de saída” do festival Abril Dança em Coimbra, estreando a peça de dança “Time”, que promete desafiar uma sociedade cada vez mais acelerada a refletir sobre a ideia de tempo.

PUBLICIDADE

A estreia de “Time” está agendada para o dia 30 de março, no Teatrão, podendo a peça, que utiliza a linguagem subjetiva da dança, ser vista até dia 22 de abril.

Dirigido pela coreógrafa Aldara Bizarro, este espetáculo foi criado para três atores e gira em torno de um tema tão complexo como é o tempo e como cada pessoa o encara à sua maneira.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante um ensaio de “Time”, aberto durante o dia de hoje à comunicação social, foi possível perceber que ao elenco juntou-se um quarto elemento, uma intérprete de língua gestual portuguesa, que acaba por fazer parte integrante do espetáculo, ajudando na procura da compreensão da natureza do tempo.

Em torno de uma rampa, os quatro elementos interpretam o tempo de maneira diferente, sujeitos à influência das condições do momento.

PUBLICIDADE

Ora aceleram o passo, ora desaceleram, mas não descobrem a fórmula para parar o tempo, “comandado” por relógios, máquinas, redes sociais, ou até por recordações do passado e preocupações do futuro.

O tempo dos diferentes heterónimos de Fernando Pessoa, de Florbela Espanca ou até a explicação de Einstein aguçam a reflexão em torno de um tema que tem tanto de complexo como de subjetivo.

Com cerca de 60 minutos, este espetáculo é direcionado a adolescentes, fazendo parte de um ciclo de programação da companhia de Coimbra, alavancado no seu projeto pedagógico Classes de Teatro, que conta com perto de uma centena de jovens.

“A partir desta criação, vamos lançar um novo projeto, o Fórum Jovens Críticos, um espaço de discussão e reflexão sobre os espetáculos a que os jovens assistem. O primeiro fórum terá como convidados alguns programadores da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, colocando em discussão os desejos e preocupações desta faixa etária no que toca à programação cultural”, informou ainda o Teatrão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com