Cidade

Tarifário do estacionamento do Hospital da Figueira está melhor mas ainda inspira cuidados

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 19-05-2014

O estacionamento no Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) vai ter novo tarifário a partir de 01 de junho, a segunda alteração desde que o sistema foi aplicado, disse hoje o presidente da câmara.

PUBLICIDADE

O estacionamento no complexo hospitalar foi hoje novamente tema de debate na reunião do executivo, depois de o autarca ter proposto à administração do HDFF, no início do mês, a redução do tarifário praticado, que tem sido criticado por utentes e oposição camarária.

Hoje, João Ataíde, que preside ao conselho de administração da empresa municipal Figueira Parques, concessionária do parque de estacionamento, anunciou que o novo tarifário mantém a primeira hora gratuita, e que daí em diante, em vez dos 60 cêntimos atualmente praticados por períodos de 60 minutos, a segunda hora baixa para 20 cêntimos e a partir da terceira hora o preço é de 40 cêntimos, mantendo-se gratuito no período noturno, a partir das 22:00.

PUBLICIDADE

O autarca disse ainda que foi proposto à administração hospitalar o aumento do prazo de concessão de cinco para dez anos, mas que esta recusou a proposta.

Segundo o autarca, caso o hospital pretenda revogar o acordo, a empresa municipal “está disponível para sair da parceria”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Se a administração do hospital quiser, saímos já amanhã. Retiramos as máquinas e vamos embora”, alegou João Ataíde, frisando que a Figueira Parques “tem a venda do equipamento garantida”, recebendo, desse modo, os 80 mil euros investidos.

Na resposta, Miguel Almeida, da coligação Somos Figueira (PSD/CDS-PP/MPT-PPM), desafiou João Ataíde a “sair já” da parceria, argumentando que as declarações do presidente da câmara denotam que a questão “não é financeira” e que “não faz sentido” a autarquia estar envolvida.

“Não tenho dúvida nenhuma de que já se arrependeu mil vezes de ter entrado naquele negócio”, afirmou Miguel Almeida.

O vereador da oposição defendeu, no entanto, que o estacionamento no local seja “controlado” nos meses de verão – justificação que esteve na base da imposição do estacionamento pago, já que em julho e agosto os banhistas das praias próximas habitualmente enchiam os lugares disponíveis junto à unidade de saúde – e argumentou que “ainda pode haver” outro tarifário.

A polémica em redor do estacionamento no Hospital Distrital da Figueira da Foz subsiste há mais de seis meses, após a Figueira Parques ter assumido as obras de requalificação do espaço, com colocação de um sistema de cancelas à entrada e saída que, na prática, coloca a unidade de saúde dentro do parque de viaturas.

O tarifário, agora novamente alterado, começou por ser gratuito nos primeiros 15 minutos e de 60 cêntimos nas horas seguintes – mais caro que o praticado em todos os parques públicos da cidade.

Foi depois alterado, em janeiro, mantendo os 60 cêntimos por hora mas passando os primeiros 60 minutos a serem gratuitos, assim como a maioria do período noturno.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE